Somos Arte

domingo, 8 de junho de 2008

Modernismo

MODERNISMO

Todas as transformações na arte levaram à eclosão do modernismo, movimento que caracteriza o início do século XX, abrindo espaço para arte contemporânea. Procurando conquistar a liberdade de expressão, os modernistas rejeitavam todos os cânones acadêmicos da arte. Defendiam o verso livre na poesia, o uso da linguagem popular e coloquial na literatura, a incorporação do folclore e do popular ás composições, a expressão da subjetividade do artista e a crítica constante à sociedade na qual viviam. Redefiniam assim sua função artística, num mundo que já contava com técnicas de reprodução de imagens como a fotografia e o cinema. A perspectiva e a imagem figurativa, considerada acadêmica, foram abandonadas pelas artes visuais.
Os artistas passaram a valorizar principalmente os projetos e as idéias que estavam por trás da obra de arte propriamente dita, abandonando o objetivo de uma arte bem-resolvida na qual se manifestasse principalmente uma habilidade artesanal especial. Eles queriam mostrar o que pensavam em relação ao mundo e à história, e não realizar obras bem-acabadas que fizessem as pessoas apenas se envolverem emocionalmente. A arte que surge nessa passagem de século vai aos poucos abandonando o contato com o mundo visível. Deixa de procurar representar a superfície visível das coisas para penetrar no seu interior. Em vez de criar imagens parecidas com a realidade, os artistas preferiam aquelas que expressassem o que sentiam diante da realidade, ou seja, suas angústias e críticas. Tal posição nem sempre resultava em obras agradáveis ou verossímeis, mas os artistas haviam descoberto uma nova função para a arte e, que uma pintura é uma pintura... não é um cachimbo.
No Brasil, o modernismo foi inaugurado por um marco histórico: a Semana de Arte Moderna. Várias artistas, entre eles Mário de Andrade, Anita Malfatti e Monotti Del Picchia organizaram uma manifestação no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922, através da qual defendiam a liberdade e o direito à experimentação. Essa postura resultou numa proliferação de movimentos, cada um elegendo diferentes princípios artístico XIX incorpora na arte as transformações ocorridas em decorrência da descoberta da fotografia.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos