Somos Arte

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Coleção Folha destaca Pinacoteca de SP

Coleção Folha destaca Pinacoteca de SP
11/10/2009 - 08h28
da Folha de S.Paulo
No próximo domingo, a Coleção Folha Grandes Museus do Mundo aborda o primeiro museu de arte de São Paulo: a Pinacoteca do Estado.
Tema do volume 11 da coleção, a Pinacoteca conta com 7.732 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias, objetos e instalações. Abrange a produção artística brasileira desde o século 19 até a contemporaneidade, e conta, também, com um expressivo acervo de obras internacionais.




Filipe Redondo/Folha Imagem

Exposição de Matisse, em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo
Ela foi inaugurada, em 25 de novembro de 1905, como uma galeria de pintura integrada ao prédio do Liceu de Artes e Ofícios, sob a responsabilidade do engenheiro Ramos de Azevedo.
Modesta, sua coleção inicial não era constituída de mais do que 26 obras, transferidas do Museu do Estado, atualmente Museu Paulista.
Desde então, a instituição sofreu mudanças em seu acervo e alterações na sede, compartilhando o espaço com outras instituições até se estabelecer definitivamente na avenida Tiradentes, em 1947. Somente em 1990 conquistou a ocupação total do prédio, cuja restauração teve início em 1994.




Projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, a obra foi contemplada com o Prêmio Mies van der Rohe e causou impacto pela beleza e funcionalidade. O projeto certamente ajudou Rocha a ganhar o Prêmio Pritzker, em 2006.
Restaurado em 1999, o Jardim da Luz foi integrado ao edifício e, em 2004, foi incorporada a Estação Pinacoteca, que ocupa o antigo prédio do Deops (Departamento Estadual de Ordem e Política Social).




O novo espaço recebe parte da programação expositiva da Pinacoteca, exibe obras da Coleção Nemirovsky, de arte modernista brasileira, e abriga o Memorial da Resistência, espaço museológico dedicado à memória da resistência e repressão políticas no país.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u636254.shtml


Link para essa postagem


trabalhos