Somos Arte

sábado, 9 de outubro de 2010

0061. Arte Primitiva

Arte Primitiva

A expressão arte primitiva, tal como aqui utilizada, designa a produção artística dos chamados povos primitivos atuais: esquimós, negros africanos e melanésios, peles vermelhas. Possui, sem embargo, outras acepções: (1) a arte dos povos pré-históricos, a arte italiana dos séc. XIII e XIV, a flamenga do XV, a lusitana dos XV e XVI ou ate dos primitivos italianos, flamengos, portugueses; (3) a arte dos denominados pintores domingueiros, ingênuos ou primitivistas.
Como produto estético dos povos a que tão imprecisamente se chamou de primitivos, a arte primitiva não difere, em essência, de qualquer outro tipo de arte. O primitivo não é intelectualmente inferior ao europeu: o estágio tecnológico que se encontram um a outro é que difere. À primeira vista, a arte primitiva contemporânea pertenceria, cronologicamente, a povos de há milhares de anos - e é bem possível que tal raciocínio esteja na própria origem da denominação a ela dada, e que primitiva seja, antes de tudo, uma indicação cronológica.
Do ponto de vista puramente estético, a arte primitiva equivale, e em certos casos suplanta a qualquer outra. A vitalidade da escultura negra, por exemplo, ou a sensibilidade da arte plumária do indígena brasileiro são dificilmente igualáveis. O artista primitivo carece de qualquer conhecimento artístico organizado, desconhecendo leis, perspectivas, contraste entre luz e sombra, mas isso, ao invés de o prejudicar, ajuda-o a transmitir direta e instintivamente, com uma espontaneidade que de há muito a arte ocidental perdeu, suas experiências visuais. A vitalidade, a sensibilidade, a espontaneidade da arte primitiva atraíram-lhe, no início do séc. XX, as atenções de alguns pintores de vanguarda, como Picasso e Derain em França, Schmidt Rottluff na Alemanha, e explicam o alto apreço em que a partir de então é tida, por exemplo, as esculturas negras, que chegou a influenciar grandemente a arte européia do século atual.

Muitas vezes estabelecem-se paralelos entre a denominada arte infantil, a arte popular e a dos primitivos contemporâneos. O paralelo com a arte das crianças baseia-se na suposição de que a mentalidade infantil e a do primitivo aproximam-se grandemente; com a arte popular, em certa ingenuidade peculiar a ambas. Em verdade, a semelhança é mínima, diferindo a arte primitiva da infantil por ser, acima de tudo, de natureza mágico-religiosa, e da popular da arte erudita, de que é como que o abastardamento ou a simplificação.

Enciclopédia Barsa
Editor William Benton
Volume II páginas 197 á 198


“Vivemos graças ao caráter superficial de nosso intelecto, em uma ilusão perpétua. Para viver necessitamos da arte a cada momento, nossos olhos nos retêm formas, se nós mesmo educarmos gradualmente esse olho, veremos também reinar em nós uma força artística, uma força estética”. Nietzsche


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos