Somos Arte

quarta-feira, 17 de março de 2010

Livros traçam panorama da obra do artista plástico Vik Muniz

22/02/2010 - 08h15


Livros traçam panorama da obra do artista plástico Vik Muniz
da Livraria da Folha



Considerado um dos artistas plásticos brasileiros de maior renome no exterior, o paulista Vik Muniz ficou conhecido internacionalmente por suas experiências com novas mídias e materiais. Agora, o seu trabalho também é conhecido na área do cinema.

Não que ele tenha se voltado para este tipo de arte, mas um documentário que retrata o trabalho que desenvolveu com catadores de lixo na cidade fluminense de Duque de Caxias acabou de ser premiado no Festival de Berlim. A coprodução entre Brasil e Reino Unido "Lixo Extraordinário" foi dirigida pela britânica Lucy Walker, pelo carioca João Jardim e pela pernambucana Karen Harley.

Divulgação

Imagem do filme "Lixo Extraordinário", que teve coprodução brasileira e foi premiado no Festival de Berlim

Conheça a nossa livraria especializada em Artes Plásticas

Se você quiser conhecer um pouco mais da obra de Vik Muniz, a Livraria da Folha sugere a leitura dos seguintes livros:

*
Divulgação

Conheça a trajetória completa do artista Vik Muniz, de 1987 a 2009

"Vik Muniz: Obra Completa (1987-2009)"
O imenso sucesso das recentes exposições retrospectivas --que mostraram o melhor de sua obra em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte-- marcou o reencontro de seu país com a arte de Vik Muniz, que consegue a rara proeza de agradar tanto o público quanto a crítica em todo o mundo.

Este volume, com 710 páginas, traz a obra completa do artista nos primeiros 22 anos de sua carreira, de 1987 a 2009. Neste primeiro grande catálogo raisonné dedicado a um artista contemporâneo brasileiro, o leitor encontrará quase 1.200 obras, que representam mais de 1.600 imagens, muitas reproduzidas em página inteira, permitindo um contato privilegiado com os materiais usados por Vik, tão importantes no impacto de seus trabalhos.

"Reflex: Vik Muniz de A a Z"
Este é o primeiro livro em português sobre um dos artistas brasileiros de maior destaque no cenário internacional a partir dos anos 1990. É também a primeira incursão do artista no universo das letras, já que ele próprio descreve sua trajetória.

Ao lado de 187 imagens, o texto conduz o leitor a um mergulho na vida e no processo de criação do artista. Originalmente lançado em inglês para acompanhar uma mostra itinerante nos Estados Unidos no início de 2006, "Reflex: Vik M
Segundo Vik, "é uma espécie de grafoscópio; uma linha reta ligando o meu primeiro rabisco até este instante em que faço, aqui, minha autocrítica". O autor revela, também, as circunstânicas de sua formação e os motivos de sua mudança para os Estados Unidos, onde passou a residir. O livro, representa, ainda, uma retrospectiva, desde as obras do final dos anos 1980, passando pelas motivações do envolvimento do artista com a fotografia.


Link para essa postagem


trabalhos