Somos Arte

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Comentário sobre Van Gogh


“ Freqüentemente se diz que Van Gogh foi altamente criador. Isto é verdade, sendo inclusive considerado como um dos grandes artistas que levaram à reformulação da pintura. Tanto do ponto de vista de material plástico, quanto da perspectiva da própria cultura e de captação anímica da pintura. Van Gogh fazia da natureza era uma transformação psicológica da sua percepção em formas plásticas. O quarto do artista é a visão que ele tinha da sua realidade.”
Psicologia da Arte por Juan Mosquera, página 18



Vocês são realmente excepcionais! A gente que lida com arte que passamos por diversos tipos de exposições, o resultado do que eu falo ou faço é proporcional a participação de vocês.
Alexandre Fester.


Link para essa postagem


Estética e Teoria da Arte, livro


Estética e Teoria da Arte
Autor: Harold Osborne
Editora Cultrix

Escrito em linguagem fluente, ao alcance do entendimento do leitor leigo e do estudante de Artes e Comunicações que se inicia no estudo de Estética este livro constitui-se num panorama histórico da principais doutrinas que, ao longo dos séculos, vem sendo aventadas para explicar a natureza das Belas-Artes, sua função e importância na sociedade, os valores que lhes tem sido atribuídos e os critérios pelos quais tem sido julgadas.
Em termos de seqüência, Harold Osborne – fundador da Sociedade Britânica de Estética e autor de numerosos trabalhos sobre questões de teoria da arte – descreve e discute, neste volume, os conceitos que determinam a natureza da arte nas culturas ocidentais e orientais, ao mesmo tempo que examina as idéias básicas dos grandes teóricos da Estética. Começa ele por dar ao leitor um apanhado geral do pensamento clássico, pondo em relevo a visão naturalista dos gregos, de influência preponderante na arte ocidental até depois da Renascença, e as teorias sócio-econômicas que vinculam estreitamente arte e artesania. Passa em seguida à consideração do pensamento medieval e, logo, das origens da visão moderna, que pode ser rastreada já no século XVIII, na Crítica do Juízo, de Kant. Os principais conceitos estéticos do Romantismo são estudados de perto, especialmente as idéias de “gênio”, de imaginação criativa, e de arte como “linguagem” para a comunicação de sentimentos ou como meio de expressão. A persistência dessas idéias no pensamento e na crítica contemporânea é destacada, sendo que o capítulo final do volume passa em revista desenvolvimentos mais recentes da filosofia estética.
Estética e Teoria da Arte, que foi traduzido por Octávio Mendes Cajado, traz 66 ilustrações fora de texto.



Vocês são realmente excepcionais! A gente que lida com arte que passamos por diversos tipos de exposições, o resultado do que eu falo ou faço é proporcional a participação de vocês.
Alexandre Fester.


Link para essa postagem


trabalhos