Somos Arte

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A arte barroca e o contexto

A arte barroca e o contexto

Foi nesse contexto de abertura econômica, de fechamento político, de luta de classes sociais e de crises religiosas que nasceu e se desenvolveu a arte barroca.
O gosto barroco pela aproximação de realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas está diretamente relacionado a esse contexto.
Politicamente o homem da época sentia-se oprimido, enquanto economicamente se via livre para enriquecer. Apesar da possibilidade de ascensão econômica, a estrutura social do Antigo Regime não lhe permitia, porém, a ascensão social.
No plano espiritual, igualmente se verificavam contradições. Ao lado das conquistas e dos valores do Renascimento e do mercantilismo, que possibilitavam a aquisição de bens e prazeres materiais, havia a atuação da Contra-Reforma, que procurava restaurar a fé cristã medieval e estimular a vida e os valores espirituais.
Por esse conjunto de razões é que se verifica na linguagem barroca, tanto na forma quanto no conteúdo, uma rejeição constante da visão ordenada das coisas. Os temas são aqueles que refletem os estados de tensão da alma humana, tais como vida e morte, matéria e espírito, amor platônico e amor carnal, pecado e perdão. A construção, por sua vez, acentua e amplia o sentido trágico desses temas, ao fazer uso de uma linguagem de difícil acesso, rebuscada, cheia de inversões e de figuras de linguagem.
Fruto da síntese entre duas mentalidades, a medieval e a renascentista, o homem do século XVII era um ser contraditório, tal qual a arte pela qual se expressou.
Fonte: Livro, Língua Portuguesa - Volume Único (Português: Linguagens)
Autor: William Roberto Cereja – Thereza Cochar Magalhães
Página 91.


“Vivemos graças ao caráter superficial de nosso intelecto, em uma ilusão perpétua. Para viver necessitamos da arte a cada momento, nossos olhos nos retêm formas, se nós mesmo educarmos gradualmente esse olho, veremos também reinar em nós uma força artística, uma força estética”. Nietzsche


Link para essa postagem


trabalhos