Somos Arte

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Grossário - Modalidades Artísticas

ABSTRACIONISMO: Estilo de pintura não figurativa, isto é, que não representa o tema de acordo com a realidade, e sim interpretando-o com total liberdade no emprego da cor, forma e textura.

ACADÊMICO: Estabelecimento de ensino superior de ciência ou arte; faculdade, escola. Sociedade ou agremiação de caráter cientifico, literário, artístico, desportivo, etc. Local onde se reúnem acadêmicos.

ACADEMISMO: Designa o tipo de arte que era produzida pelos artistas vindos das academias de ensino, isto é, escolas de arte da Europa fundadas a partir do século XVII, nas quais os padrões de arte eram bastante conservadores.

AFRICANO: Elemento que trazido par o Brasil na época da colonização, contribuiu significamente para a formação da cultura e do povo brasileiro. Sua influência se dá na música, dança, culinária, religião etc.

AGUADA: Tipo de gravura em metal obtida a partir de matrizes gravadas com estiletes, ácido nítrico e camadas de verniz. O ácido corrói as linhas das quais o estilete removeu o verniz, formando o desenho. A tinta permanece na superfície corroída, reproduzindo-a no papel através da impressão.

ÁGUA-TINTA: Processo de gravação semelhante da água-forte, com a diferença de que, naquele, predomina o traço, e neste o gravador controla a corrosão de áreas mais amplas, através da pulverização de resina ou da espessura da camada protetora, obtendo efeitos de impressão parecidos com os da aguada.

ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: São mensagens comerciais, institucionais, políticas etc. que se quer divulgar. São produzidos de modo a chamar a atenção do receptor e fazê-lo conhecedor da mensagem a ele dirigida por meio de palavras

ARQUITETURA: Arte de idealizar, projetar e construir, criando espaços organizados para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.

ARTE ABSTRATA: Diz-se de que se opõe á arte figurativa ou objetiva, caracteriza-se por não procurar reproduzir as formas e as cores naturais; o mesmo que arte não - figurativa ou não - representativa.

ARTE BARROCA: Designação do conjunto de realizações artística do séc. XVII, ou mais exatamente do período entre a última década do séc. XVI e os princípios de séc. XVIII, o Barroco surge como uma reação ao Renascimento.

ARTE BIZANTINA: Nome dado ao conjunto de obras desarte realizadas em Bizâncio (300-500d. C), sob a influência grego-romana e oriental; o mosaico é o seu aspecto mais característico.

ARTE CHINESA: N. que engloba o conjunto de obras de arte realizadas na China, de 1500 AC. ao séc. XX; a Pint. é talvez o gênero mais importante, particularmente durante as dinastias Han, Wei, Liang e T “ang”.

ARTE CLÁSSICA: Expressão que designava o conjunto de obras de arte gr. Do séc. V a.C. e que por extensão, passou também a designar, sucessivamente, a ate de toda a Antiguidade Greco-Romana; a arte da Renascença principalmente na Ital.: o apogeu de qualquer estilo artístico.

ARTE CONTEMPORÂNEA: Arte que é do mesmo tempo, acontece na mesma época, particularmente na época em que vivemos.

ARTE DE VANGUARDA: Arte que, que devido ás características inéditas, funciona como elemento renovador em determinado momento cultural e artístico de um agrupamento social. Exemplo: arte e idéias levadas a público da Semana de 22, em São Paulo.

ARTE DEGENERADA: Denominação de cunho pejorativo, dada ás várias tendências da Arte contemporânea de vanguarda, pelos governantes do Terceiro Reich; a partir de 1936, os museus alemães foram esvaziados de toda as suas obras condenadas como arte degenerada.

ARTE EGEANA: N. que se dá ás obras de arte originárias das ilhas do Mar Egeu e da própria GR. Continental, anteriormente á chegada ao Mediterrâneo dos indo-europeus; o mesmo que arte.

ARTE EGÍPCIA: Denominação comum das obras de arte originárias do Egito Antigo, do Período Pré-Dinastico até ao momento em que se estabelece o domínio de Roma; a contribuição egípcia no campo da arte é particularmente importante no setor da Arquitetura e no da Escultura.

ARTE ETRUSCA: Denominação comum das obras artísticas do povo etrusco, que habitou a It. Central no curso do prim. Milênio AC.; a Arte Etrusca apresenta-se originalmente, sobretudo na Arquit. E em Escultura, ressentindo-se influenciada gr. Em Pintura e Cerâmica.

ARTE EXPRESSIONISTA: Movimento artístico que se manifestou na Al. Durante o prim. Quartel do séc. XX; traduziu a desordem espiritual e a exaltação subjetiva de seus cultores, reduzindo os valores sociais a um estado de caos e desespero; foram expressionistas: Kokoschka, Kandinski, Muller, Norde e Marc.

ARTE FANTÁSTICA: Manifestação artística que, direta ou indiretamente, recorre apo fantástico, rompendo assim a ordem natural, o desenvolvimento lógico dos fatos e a previsão do raciocínio.

ARTE GEOMÉTRICA: Composição artística baseada nas formas geométricas, puras ou estilizada; presente nos estágios primitivos de algumas civilizações antigas começou a ser sistematizada a partir das obras do pintor Piet Monarian e do Arquit. Lê Corbusier; grandes representantes desta tendência são também Jean Arp, Max Bill, Van Doesburg e no Br. Lygia Clark, Ivan Serpa e Aloísio Carvão.

ARTE GÓTICA: Designação que engloba as manifestações da Pint., Escultura e Arquit. Medievais, no período que se inicia na Fr. (c.1150) e se estende a toda a Europa até o final do séc. XV; aplicava-se inicialmente, á Arquit., passando depois a designar as outras manifestações artísticas da época; caracteriza-se, sobretudo por sua religiosidade.

ARTE GRÁFICA: Aquela que, de um ou de outro modo, se liga ao desenho ou á escrita; genericamente a expressão se refere aos diversos processos de gravura: sobre madeira, ou xilogravura: sobre pedra ou litografia; sobre metal ou calcográfica.

ARTE GREGA: Denominação geral das obras artísticas dos povos que habitaram a Gr. Continental e as ilhas do Mediterrâneo e do mar Egeu, entre os séc. IX e I AC.; divide-se em arte Gr. Do período Arcaico, do clássico e do Helenístico; são suas manifestações máximas a Escultura, a Arquitetura e a Cerâmica.

ARTE IMPRESSIONISTA: Concepção artística aparecida no último quartel do séc. XIX e que abrangeu os setores da Pint., da Mús. e da Lit.; caracterizou-se por atribuir, importância fundamental a impressão lírica subjetiva, relegando ao segundo plano toda a descrição objetiva de detalhes. Paul Cézanne, Irmãos Goncout, Graça Aranha, Jules Lemaitre, Lê Lorain, Édouard Manet, Claude Monet, Birthe Morisot.

ARTE INDIANA: Designação geral para a arte do indostão, da Indochina e da Indonésia; abrange estilos bastante diversificados; o período mais importante é o Gupta (320-600).

ARTE ISLÂMICA: Denominação genérica para as várias manifestações artísticas dos povos que adotaram a Rel. do Islame, a partir do séc. VII; mostra-se e original, sobretudo na Arquit. E na ornamentação (arabescos).

ARTE JAPONESA: N. que se dá ás obras de arte do Japão, desde o séc. V até o séc. XX; suas obras mais famosas são as do Período Takugawa (1630-1867).

ARTE MANEIRISTA: A que se manifestou na It. Por volta de 1530, com base no claro-escuro de Caravaggio, no desenho de Rafael e na dinâmica de Michelangelo; durou até o fim do séc. XVI, marcando á passagem do estilo renascentista para o barroco.

ARTE MESOPOTÂMICAS: Designação que abrange a produção artística dos povos que habitaram na Antiguidade a região compreendida entre o Tigre e o Eufrates, bem como os territórios limítrofes a essa região; suas expressões mais características são a ourivesaria dos sumérios, a escultura acadiana e assíria, principalmente baixos - relevos.

ARTE MODERNA, MUSEU: Principal Pinacoteca do Br.; foi inaugurada na c. do Rio de Janeiro em 1958; sua sede, de grande beleza arquitetônica, compreende três blocos: o do teatro, o da escola e o das exposições.

ARTE NATURALISTA: Aquela que preconiza a representação objetiva da natureza sem interpretações, subjetivas.

ARTE NEOCLÁSSICA: Tendência artística que dominou a Pint. A Escultura e a Arquit. Européias desde o último quartel do séc. XVIII até fins da prim. Metade do séc. XIX; baseava-se na imitação das formas artísticas e arquitetônicas dos gregos e dos romanos.

ARTE NOUVEAU: Arte nova ou estilo novo. Movimento de arte europeu dos fins do século XIX e ínicio do século XX, que propunha integrar arte e indústria. Sua influência se deu principalmente no cartaz, na escultura e nas artes aplicadas de modo geral.

ARTE POÉTICA: Poema em hexâmetros do poeta latino Horácio; é uma longa carta dirigida aos filhos de Pisão, que desejavam fazer poesia; nessa obra Horácio dá-lhes conselhos e mostra as dificuldades da arte.

ARTE PRÉ-COLOMBIANA: Designação genérica para a produção artística dos povos americanos antes da chegada de Colombo, principalmente das civilizações maia, zapoteca, totomaca, tolteca, mochica, inca e tiahuanaco; sobressai-se a Arquit., a Escultura, a Pint. Mural e a Cerâmica.

ARTE PRÉ-HISTÓRICA: A que foi praticada pelos homens das cavernas; atinge seu ponto culminante no Período Madalenense, em que as formas dos animais trabalhados atingem extraordinário realismo e, por vezes pungente dramaticidade.

ARTE REALISTA: Em sentido estrito que tenta representar com absoluta fidelidade a aparência externa dos objetos, sem qualquer interpretação, subjetiva por parte do artista.

ARTE RENASCENTISTA: Manifestação artística que, iniciada na It. Durante o séc. XIV espalhou-se pela Europa nos séc. XV e XVI; caracterizava-se pela redescoberta dos valores estéticos da Antiguidade Clássica.

ARTE ROCOCÓ: Estilos artísticos, que se desenvolveu na Europa durante o séc. XVIII, primeiro na Arquitetura e depois nas demais ates; última conseqüência do Barroco, caracteriza-se por absoluta liberdade de composição e pelo tratamento sempre requintado que imprime aos temas.

ARTE ROMANA: A do povo romano, que evoluiu do séc. VIII A.C ao séc. V da Era Cristã; atinge seu apogeu e seu período de originalidade maior no fim do séc. I a.C.

ARTE ROMÂNICA: Denominação dada no século passado à arte ocidental dos séc. V ao XII, influenciada principalmente pela de Roma, mesclada de elementos germânicos, gregos, siríacos e bizantinos.

ARTE ROMÂNTICA: Manifestação artística de qualquer período na qual predominam a emoção e o sentimento subjetivo; mais especificamente, aquela que foi criada como reação ao Classicismo, na prim. Metade do séc. XIX.

ARTE SACRA E RELIGIOSA: A arte sacra é aquela em que os mistérios divinos são explicados ao homem, tendo como ambiente a I; arte religiosa é a que os homens oferecem a Deus com uma prece ou reivindicação, representa uma explicação livre do dogma, e pode existir fora do recinto das igrejas.

ARTE SIMBOLISTA: A que surgiu como reação ao impressionismo; propunha-se a representar a realidade objetiva mediante símbolos: desenvolveu-se a partir de 1889.

ARTE VISUAIS: Também denominadas Belas-Artes e Artes Plásticas, expressam o conjunto dos procedimentos artísticos que se dirigem fundamentalmente aos sentido da visão, mantendo sempre determinadas constantes (ponto, linha, plano, cor, textura, massa e espaço); dividem-se em quatro categorias: pictóricas, plásticas, construtivas e aplicadas.

ARTE: Capacidade do homem de criar e expressar-se, transmitindo idéias, sensações e sentimentos através da manipulação de materiais e meios diversos. Conjunto de preceitos para a perfeita execução de qualquer coisa. Artifício, ofício, profissão, indústria, astúcia, habilidade: travessura; magia, feitiçaria, prestidigitação. Perícia e habilidade na execução prática de uma idéia; toda a espécie de atividade estética perceptível por um dos sentimentos superiores (visão, audição) e pela razão.

ARTE-FINAL: Última etapa de um trabalho de arte destinado à produção gráfica, com indicações de cor, ampliações, reduções, fotografias e ilustrações a serem inseridas.

ARTES APLICADAS: Aquelas que, além da função estética, possuem também uma função utilitária, como é o caso da cerâmica, tapeçaria, design, ouvisaria e até a arquitetura, entre outras.

ARTES PLÁSTICAS: Artes que se manifestam por meio de elementos visuais e táteis, s, tais como o desenho, a pintura, a escultura, etc; belas-artes, arte.

ARTESANATO FOLCLÓRICO: Aquele realizado pela gente do povo, sem o aprendizado em escola, fábrica ou oficina, mas diretamente através da observação do trabalho de alguém da comunidade em que vive.

ARTESANATO: Obra elaborada com as mãos, de modo primitivo; o termo refere-se ainda à condição social e econômica do artesão, trabalhador que exerce seu ofício por conta própria ou com o auxílio de familiares. Arte de confeccionar peças e objetos manualmente, em pequena escala, utilizando materiais e instrumentos simples e ou aparelhagem rudimentar, sem o auxílio de máquinas sofisticadas.

AZULEJO. Placa de barro cozido, de forma regular, quase sempre quadrada, que tem uma das faces esmaltada e às vezes decorada; largamente e empregada na Esp., Port. It. E depois na Holanda: forma tipicamente port. De arte, renovada no Br. Moderno por artistas como Portinari.


Link para essa postagem


trabalhos