Somos Arte

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Visitas guiadas à "Guerra e Paz, de Portinari" começam em 1º de março

Visitas guiadas à "Guerra e Paz, de Portinari" começam em 1º de março
Para assumir a coordenação geral da exposição, o Projeto Portinari convidou a empresa Expomus. Guerra e Paz, de Portinari ocupará três espaços do Memorial da América Latina. Com cenografia assinada por Felipe Tassara e Daniela Thomas, Guerra e Paz estarão no Salão de Atos e poderão ser vistos pelo público em grupos de 150 pessoas, devido à limitação do espaço. Uma apresentação audiovisual de cerca de 9 minutos será projetada sobre uma tela também monumental a cada hora, mas a visitação aos painéis não é restrita a estas sessões.

Os murais são compostos, ao todo, por 28 placas de madeira compensada naval, com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura e pesam 75 quilos cada uma. A área total pintada, uma superfície de 280 metros quadrados, é maior do que a do Juízo Final, de Michelangelo, na Capela Sistina (no alto, foto da desmontagem).  

Já na Galeria Marta Traba estarão reunidos cerca de 100 dos 180 estudos originais preparatórios para Guerra e Paz, já catalogados pelo Projeto Portinari, junto a documentos históricos, como cartas, depoimentos e fotos, que contam, em detalhes, toda a trajetória de criação das obras. Obras de coleções internacionais, como Feras, do Museo del Novecento de Milão, eMulher Ajoelhada, de uma coleção particular, também merecem destaque na mostra.

Outro espaço a visitar será a Biblioteca Victor Civita, que apresentará, sob forma digital, a obra completa de Portinari por ordem cronológica. Pertencente ao Projeto Portinari, o acervo é resultado do levantamento e catalogação de quase 5 mil obras e aproximadamente 30 mil documentos relacionados a estas obras, à vida e à época do pintor.

A partir de 1º de março, o Memorial inicia o agendamento de escolas e grupos para visita guiada por monitores especialmente treinados. Os horários das visitas guiadas são 9h, 10h, 14h e 15h, de segunda a sexta. A visita guiada toma duas horas do visitante, pois passa pelos três espaços da exposição : Salão de Atos, Biblioteca e Galeria, sendo que nesta inclui descida ao subsolo, onde serão montadas oficinas para adultos e crianças. O agendamento deve ser antecipado pelo e-mail educativoguerraepaz@gmail.com ou pelo telefone 3823.4671.
O Memorial da América Latina, além de dispor do espaço ideal para apreciação dos murais Guerra e Paz, está localizado em uma área de fácil acesso a toda a população, o que está totalmente de acordo com o objetivo maior do Projeto Portinari: dar acesso para que o grande público conheça a obra e a mensagem de Portinari. Por isso, fazemos questão que a exposiçãoGuerra e Paz, de Portinari seja sempre apresentada com entrada franca”, diz Maria Duarte, diretora-executiva do Projeto Guerra e Paz.

“Concebido por Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer, o Memorial carrega o ideal da integração dos povos, uma bandeira brasileira pela paz. Promover essa exposição no local tem um significado a mais pela parceria e amizade que os dois tiveram a vida toda”, complementa João Candido Portinari.
Serviço
Guerra e Paz, de Portinari
Exposição de 7 de fevereiro a 21 de abril de 2012
Locais: Salão de Atos, Galeria Marta Traba e Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Horários: terça a domingo, das 9h às 18h, com exceção da biblioteca, que abre também no sábado, das 9h às 15h.
ENTRADA FRANCA

Serviço EducativoEscolas, instituições e grupos podem agendar visitas guiadas pelo e-maileducativoguerraepaz@gmail.com . Ou pelo telefone 3823.4671. Elas começam em 1º de março de 2012, nos seguintes horários: 9h, 10h, 14h e 15h. GRÁTIS.
Leia matéria sobre Portinari na revista Nossa América


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos