Somos Arte

sábado, 21 de abril de 2012

Museu do Prado anuncia descoberta de cópia da "Mona Lisa"

01/02/2012 - 16h00
Museu do Prado anuncia descoberta de cópia da "Mona Lisa"


DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Atualizado às 18h59.

O museu espanhol do Prado anunciou nesta quarta (1º) a descoberta de uma cópia da "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, encontrada em seus depósitos. A instituição apresentou à imprensa a pintura, que esteve abandonada por décadas em um sótão, depois de sua restauração.

Veja imagens da apresentação da cópia de 'Mona Lisa'

De acordo com um relatório sobre os detalhes descobertos pelos especialistas, publicado na revista britânica "The Art Newspaper", o trabalho é uma cópia da pintura de Da Vinci realizado por algum de seus alunos ao mesmo tempo que o retrato original (1503-1506), no ateliê do artista italiano.
Acredita-se, segundo o jornal "El País", que o tal aluno possa ter sido Andrea Salai (que se tornou um dos amantes de Da Vinci) ou Francesco Melzi.
A pintura retrata a mesma mulher pintada por Da Vinci, mais jovem e com o rosto mais fresco, mas com a mesma pose e o mesmo sorriso enigmático.




O fundo, porém, estava completamente preto, coberto por várias camadas de tinta escura, que foram removidas por especialistas cuidadosamente.
A versão restaurada mostra no fundo uma paisagem de colinas e rios que muito se parece com a pintura original, atualmente no Museu do Louvre, em Paris.
A publicação acrescentou que a descoberta ajudará a entender como a obra-prima de Leonardo foi pintada. O texto nota, ainda, que o aspecto um pouco mais envelhecido da mulher representada no célebre quadro pode ser resultado da ação do verniz na tela.
"Esta descoberta sensacional vai transformar a nossa compreensão da mais famosa pintura do mundo", apontou a publicação.
O museu confirmou as informações da imprensa e se comprometeu a oferecer maiores detalhes em breve.

France Presse
Mona Lisa de Leonardo da Vinci (à esquerda) e cópia descoberta no Museu do Prado
'Mona Lisa' de Leonardo da Vinci (à esquerda) e cópia descoberta no Museu do Prado


Fonte: Folha de S.Paulo 



Link para essa postagem


trabalhos