Somos Arte

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prancheta de Desenho




Link para essa postagem


Especialistas anunciam nova versão da 'Mona Lisa' na Suíça


São Paulo, quinta-feira, 27 de setembro de 2012Mundo


ILUSTRADA EM CIMA DA HORA

Especialistas anunciam nova versão da 'Mona Lisa' na Suíça

Leonardo da Vinci teria pintado o quadro antes da tela famosa
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS



Uma "Mona Lisa" cerca de dez mais jovem do que a famosa Gioconda de Leonardo da Vinci será apresentada à imprensa hoje em Genebra.

Especialistas no quadro sugerem que a tela seria, na verdade, uma versão anterior da tela famosa, também pintada pelo mestre renascentista.

"Investigamos a pintura por todos os ângulos relevantes e toda a informação acumulada indica que esta seja uma versão anterior da Gioconda do Louvre", diz o historiador Stanley Feldman, da Fundação Mona Lisa.

A tela que está hoje na Suíça foi descoberta em 1913 no Reino Unido e ficou até 1936 num subúrbio londrino, sendo apelidada por isso de "Mona Lisa de Isleworth".

Embora sua existência não seja um fato novo, o que os pesquisadores tentam provar, com cautela, é que se trata de um quadro pintado anteriormente pelo próprio Da Vinci.

A hipótese de que se esteja diante de um quadro desconhecido do mestre é sustentada por historiadores e especialistas como Alessandro Vezzosi e Carlo Pedretti.

No início deste ano, o Museu do Prado, em Madri, anunciou a descoberta de uma segunda versão da tela de Da Vinci em seu acervo.

Estudos divulgados na ocasião provaram se tratar de uma cópia, executada em paralelo à obra original, no ateliê do artista, por um dos discípulos de Da Vinci.

Em julho, arqueólogos em Florença dizem ter encontrado a ossada de Lisa Gherardini, a mulher com sorriso enigmático do quadro.

Fonte: Folha de SP


Link para essa postagem


Mostra na Oca tem relíquias da Santa Sé e obras de Michelangelo


20/09/2012 - 03h19

Mostra na Oca tem relíquias da Santa Sé e obras de Michelangelo


SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO
Vindo direto das salas, depósitos e arquivos do Vaticano, um conjunto de cerca de 200 peças conta parte da história do cristianismo ao longo dos últimos 2.000 anos.
Esse recorte de obras de arte, relíquias arqueológicas e objetos da Igreja Católica chega na sexta (21) à Oca, em São Paulo, numa dessas exposições que têm tudo para causar grandes filas e arrebatar o público mais devoto.
"São objetos que não ficam expostos nem mesmo no Vaticano, muitos nunca saíram de lá", diz o monsenhor Roberto Zagnoli, organizador da mostra. "Essas obras se pautam pela beleza, pela busca de uma espiritualidade comum entre os homens, que vai além da expressão da fé."
Entre as peças, há obras de Michelangelo -- um baixo-relevo da "Pietà" e uma réplica da escultura da basílica de São Pedro-- que ajudam a entender o papel de mecenas exercido pela igreja e os laços entre arte e fé, já que o artista dedicou quase toda a vida a encomendas monumentais do alto clero.
No caso do mestre renascentista, a escultura em baixo-relevo, uma obra do final de sua vida, contrasta com a perfeição das formas que ele buscou em sua juventude.
"Elas estarão lado a lado, uma como peça completa e outra que dá só alguns elementos para entender o quadro, as sensações", diz Zagnoli. "É como se depois daquela obra perfeita ele quisesse dar só um impulso."
Um compasso usado pelo artista para medir os traços da "Pietà" e projetar a cúpula da basílica de São Pedro e os afrescos de sua Capela Sistina também está na mostra.
Até mesmo o teto da construção modernista de Oscar Niemeyer no Ibirapuera terá projeções de afrescos de Michelangelo, uma experiência virtual de estar no Vaticano.
Divulgação
Retrato de Cristo feito por Guercino, no século 16
Retrato de Cristo feito por Guercino, no século 16
ROSTOS DO CRISTIANISMO
Pirotecnias à parte, peças menores, como dois anjos em madeira dourada do ateliê de Gian Lorenzo Bernini, um dos maiores nomes do barroco e artífice da modernização urbana de Roma, também integram a exposição.
Embora não haja grandes pinturas, quatro afrescos remanescentes da igreja de São Paulo, destruída num incêndio em 1823, e o rosto de Jesus Cristo pintado por Giovanni Francesco Barbieri, o Guercino, dão cara aos personagens do cristianismo.
Guercino, aliás, retratou o rosto de Jesus como ele teria aparecido no sudário usado para enxugar seu sangue e suas lágrimas na via crucis.
"Essa é uma maneira tradicional de retratar a figura de Cristo, com as gotas de sangue sobre o rosto e a coroa de espinhos", analisa Zagnoli. "Parece algo muito real, dá vontade de tocar."
Mas, na mostra, o público só vai poder mesmo tocar no molde da mão do papa João Paulo 2º, morto há sete anos.
ESPLENDORES DO VATICANO
QUANDO abre no dia 21/9; de seg. a dom., das 10h às 20h; até 23/12
ONDE Oca (pq. Ibirapuera, portão 3, tel. 4003-5588)
QUANTO R$ 44
CLASSIFICAÇÃO livre

Fonte: Folha de São Paulo -SP


Link para essa postagem


trabalhos