13.jul.2013 | Atualizada em 14.jul.2013 por Redação VEJASAOPAULO.COM
Em seu primeiro fim de semana, a exposição Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas levou centenas de pessoas ao Centro Cultural Banco do Brasil, no centro, para ver as 57 pinturas de Da Vinci, Rafael e Botticelli, entre outros mestres italianos em cartaz no espaço. A instituição está aberta desde ontem (sem intervalo) e só encerra as atividades às 21h deste domingo (14), quando termina a primeira Virada Renascentista. Em 2012, a coletiva dos impressionistas também ficou aberta durante uma madrugada. Ainda não foram divulgadas outras noitadas como essa.
Quem deixou para conferir a exposição neste domingo (14), melhor se preparar para encarar, pelo menos, uma hora de fila. De acordo com a assessoria de imprensa doCCBB, houve movimento até as 3h e o público só voltou a aparecer com mais força a partir das 7h — as olheiras nos rostos dos visitantes evidenciavam o horário. Às 10h30, quando a reportagem de VEJASAOPAULO.COM esteve por lá, dois espaços destinados à espera já estavam lotados. Idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou acompanhadas de crianças de colo têm preferência.
Segundo dia de exposição: fila começou a se formar às 9h30

Segundo dia de exposição: fila começou a se formar às 9h30

(Foto: Sophia Braun)
Dentro da mostra, mais filas. Como as salas têm lotação máxima de até quarenta pessoas, não raro é preciso esperar que alguém saia para outro poder entrar. Para evitar a demora, a dica é chegar no início da noite, por volta das 19h. Segundo a organização, a expectativa é de que pelo menos 300 000 pessoas passem por lá até 23 de setembro.
As filas para a abertura, no sábado (14), foram ainda mais longas. Os primeiros visitantes começaram a chegar por volta das 15h, e, às 17h, as pessoas já ocupavam toda a calçada. A espera do lado de fora chegou a quatro horas. Foi este o tempo que Rosália Manicardi, de 53 anos, permaneceu do lado de fora acompanhada de seu filho e de amigos. "Liguei para o CCBB antes de sair de casa e fui informada de que a espera não passaria de duas horas", disse ela, que chegou às 18h, horário de pico. "Quem esperou duas horas, espera mais duas."
              O CCBB está promovendo intervenções ligadas ao tema para distrair os visitantes que aguardam na calçada

O CCBB está promovendo intervenções ligadas ao tema para distrair os visitantes que aguardam na calçada

(Foto: Bruna Ribeiro )
Para distrair os visitantes enquanto aguardavam na fila, o CCBB promoveu intervenções, como um baile, com educadores vestidos com roupas do século XVI, e outros interpretando personagens históricos da época ou que estão representados nos quadros, como a Musa Grega, que cantou para o público na tarde de sábado. À noite, DJs tocavam remixes de canto gregoriano e música eletrônica, enquanto VJs projetavam imagens dos pinturas renascentistas nos prédios ao redor do centro cultural.http://vejasp.abril.com.br/materia/mestres-do-renascimento-virada