Somos Arte

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Confiscado por nazistas: Tesouro de 1 bilhão de euros é encontrado na Alemanha

Notícias

Confiscado por nazistas: Tesouro de 1 bilhão de euros é encontrado na Alemanha

tesouro-nazistas-nazismo-quadros-pinturas-the-history-channel
Um tesouro artístico, avaliado em 1 bilhão de euros (R$ 3 bilhões), foi encontrado em um apartamento em Munique, na Alemanha. Ali, estavam telas de Pablo Picasso, Matisse, Paul Klee, Marc Chagall e Auguste Renoir. Um homem chamado Cornelius Gurlitt estaria sob poder das obras, encontradas empoeiradas e sujas, mas em bom estado. De acordo com investigadores, as pinturas foram descobertas em um quarto onde estavam "armazenadas de forma profissional e em condições muito boas". No apartamento, foram encontrados 121 trabalhos enquadrados e 1.285 sem moldura. De acordo com a investigação, há "evidência concreta" de que ao menos parte das obras foram confiscadas por nazistas em 1937 ou pouco depois.
tesouro-nazistas-nazismo-quadros-pinturas-the-history-channel
Gurlitt, um senhor de 80 anos, explicou que havia herdado todo o material do seu pai, Hilderband Gurlitt, um dos poucos colecionadores que possuíam autorização do regime nazista para obter obras de arte confiscadas, consideradas "degeneradas" pela ótica do regime de Hitler. Acredita-se que muitas destas obras proibidas foram compradas por um preço abaixo do mercado de outros colecionadores ou artistas judeus, que estava vendendo suas posses para fugir. 
tesouro-nazistas-nazismo-quadros-pinturas-the-history-channel
Assim que a Segunda Guerra Mundial terminou, o colecionador declarou que todas estas obras foram perdidas durante o bombardeio de Dresden, contudo, na realidade, ele as manteve escondidas durante longos anos. Seu filho teria guardado este tesouro sem grande interesse, mas, esporadicamente, vendia as obras no mercado negro, ignorando o verdadeiro valor do que tinha em mãos.
Agora, estas obras estão sob o poder das autoridades alemãs. O próximo passo ficará a cargo de um grupo de especialistas que irá se certificar da autoria das pinturas e do seu valor. Segundo as autoridades, não está claro se algum crime de fato foi cometido pelo dono do apartamento. As investigações seguem em andamento, mas considera-se que se trata de uma "questão legal extremamente complexa", de acordo com autoridades alemãs.
- See more at: http://noticias.seuhistory.com/confiscado-por-nazistas-tesouro-de-1-bilhao-de-euros-e-encontrado-na-alemanha#sthash.dFpWBvMP.dpuf


Link para essa postagem


trabalhos