Somos Arte

domingo, 12 de junho de 2011

Grossário - Modalidades Artísticas Letra "Z"

Z


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "Y"

Y


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "W"

W


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "X"

XILOGRAVURA: Gravura obtida pela impressão de motivos entalhados em uma chapa de madeira.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "V"

VINHETA: Tipo de ornato representado por desenhos abstratos ou figurativos, usados como guarnição de figuras, textos etc.

VITRAL. Composição pictórica ou decorativa formada por diversas porções de vidro colorido e transparente de dimensões e formato variáveis, unidas entre si por meio de nervuras metálicas; sua origem é desconhecida acreditando-se que tenha surgido no séc. IX. Peça obtida através de composições usando pedaços de vidro ou outros materiais coloridos e transparentes, unidos geralmente por chumbo.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "U"

URBANISMO: Ciência e técnica de planejamento das cidades, envolvendo construções, reformas e melhoramentos na apresentação visual de ruas, praças, pontes etc., e que visa fundamentalmente os aspectos de funcionalidade e embelezamento.

URDIDURA: Em tecelagem, o conjunto de fios dispostos no tear paralelamente ao seu comprimento por entre os quais se entrelaçam os fios da trama criando o tecido.

URUCUM: Fruto brasileiro de onde se extrai uma tinta vermelha ou levemente alaranjada, muito usada pelos índios na pintura, também chamado urucu, açafrão ou colorau, quando transformado em pó.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "T"

TALHO-DOCE: Técnica de gravura em metal na qual o buril substitui a corrosão do ácido na gravação da matriz

TAPEÇARIA. Obra feita em tear ou no bastidor com lã, seda, couro, usada geralmente para decoração de interiores: nos primeiros tempos da Idade Média empregaram-se tapeçarias nas decorações das Igrejas.

TAPEÇARIA: A tapeçaria, enquanto arte, é o tecido confeccionado no tear ou sobre talagarça com uma agulha - quando feita á mão - usando fios de cores variadas para criar composições plásticas. As tapeçarias são usadas geralmente em decoração.

TEATRO: Arte de representar, da vida a uma idéia ou fato através da encenação, usando para isso recursos diversos como: texto, atores, bonecos, som, luz, cenários etc.

TECELAGEM: Arte de tecer ou entrelaçar regularmente fios e outros materiais, criando desenhos e texturas através da variação de cores e tipos de trançado.

TÉCNICA: Maneira, jeito ou habilidade especial de usar materiais na execução de trabalhos, geralmente obedecendo a regras e conceitos preestabelecidos. A execução de trabalhos artísticos.

TEORIA DAS CORES: Conjunto dos conhecimentos que envolvem o estudo da cor nos mais diversos níveis, desde a pintura até a iluminação e a impressão.

TEXTURA: Característica de uma determinada superfície, brilho, cor, trama etc. do material.

TOM OU TONALIDADE: Variação de uma cor obtida pela adição, gradativa, do branco ou do preto.

TRAMA: Em tecelagem, conjuntos dos fios que passam transversalmente entre os fios da urdidura.

TRANÇADO: Ato ou efeito de entrelaçar fios ou tiras de diferentes materiais criando tecidos e objetos utilitários ou decorativos.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "S"

SEMANA DE 22: Acontecimento artístico, realizado em São Paulo em 1922, envolvendo poetas, músicos, romancistas, artistas plásticos etc., e que foi o ponto de partida para a renovação da arte brasileira, a partir daí voltada para temas e assuntos mais diretamente ligados ás nossas raízes culturais. Da Semana participaram, entre outros, Anita Malfatti, Lasar Segall, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Victor Brecheret, Vicente do Rego Monteiro, Heitor Villa-Lobos, Graça Aranha, Menotti Del Picchia e Ronald de Carvalho.

SETES CIDADES: Arte rupestre de Sete Cidades, no Piauí, é composta de sinais pintados em vermelho e caracteriza-se pelo uso de motivos essencialmente geométricos. São raras as representações de animais ou pessoas. Calcula-se que as pinturas pertençam a uma época situada entre 6 000 e 4 000 anos atrás.

SIMETRIA: Propriedade de uma ou mais figuras cujos pontos são eqüidistantes de um eixo.

SUPERSTIÇÃO: Sentimento baseado no temor, sem nenhuma razão de ordem científica. Crença nas coisas que dão sorte ou azar. Do folclore: fatalidade do número 13, temor a gato preto, começar com pé direito ou encontrar trevo de quatro folhas dá sorte etc.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "R"

RAFE: Esboço inicial ou planejamento gráfico de qualquer trabalho a ser impresso.

REALISMO: Movimento artístico surgido na França por volta de 1830 como reação ao Romantismo. Pregava a valorização das possibilidades artísticas de representar a realidade.

REDE DECORATIVA: Desenho ou pintura onde os motivos são repetidos, de modo a criar efeitos ornamentais.

REISADO: Folguedo popular introduzido no Brasil-colônia pelos portugueses. Os participantes saem ás ruas em grupos que tocam, cantam e dançam. Suas roupas e chapéus são bastante enfeitados. Ao chegar ás portas das casas ou nas praças, cantam pedidos de licença, fazem louvações e agradecem as comidas oferecidas. Cantam a retirada e despedida e seguem para outros lugares.

RENDA: Tecido obtido pela trama de fios, formando delicados desenhos, usado geralmente para guarnecer ou confeccionar peças de vestuário, cama, mesa etc.

RENDADOS: Conjunto de rendas que resulta do trabalho da mulher rendeira. As rendas podem ser confeccionadas á mão, com fios de linho, algodão, seda etc., formando desenhos variados.

RETRATO. Gênero pictórico que procura perpertuar o efêmero da existência humana no que ela tem de mais expressivo: a face do homem, o retratismo deu pintores como Ticiano, Goya, Modigliani, Rubens, Rembrandt, Van Gogh, Picasso e no Br. Portinari.

ROMANTISMO: Movimento artístico e filosófico de grande importância pelas mudanças que provocou no campo da criação. Pela primeira vez até então, o artista não procurou representar os padrões de beleza consagrados, mas buscou antes de tudo exprimir seus sentimentos. O Romantismo é fundamentalmente subjetivista e nacionalista.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "Q"

QUADRO. Qualquer obra de arte, seja pintura, gravura, colagem etc., executada sobre superfície quase sempre plana, geralmente guarnecida por moldura.

QUADRO-A-QUADRO: Recurso de animação ou aceleração utilizado em filmes de desenhos animados, e que consiste em fotografar cada desenho com um determinado intervalo de tempo entre um fotograma e outro. Quando o filme é projetado, as figuras adquirem movimento.

QUADRO-RELEVO: Aquele em que os motivos da composição sobressaem da superfície tomada como base.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "K"

K


Link para essa postagem


trabalhos