Somos Arte

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Edgar Mueller: o pintor que usa o 3D nas ruas

Edgar Mueller: o pintor que usa o 3D nas ruas

Edgar Müeller faz arte em terceira dimensão nas ruas da Alemanha
Nenhum museu abre espaço para estas obras gigantes de 150 metros quadrados. Mas as criações desse pintor já se espalharam pela internet, com trabalhos na Grã-Bretanha, na Irlanda e no Canadá.



Em Becheln, um vilarejo de 840 habitantes no interior da Alemanha, uma orquestra medieval de trombetas anuncia a chegada do exército romano. Uma vez por ano, os valentes moradores entram na máquina do tempo e passam o dia vivendo como antigamente.

Há 500 anos, artistas passavam pela cidade e deixavam seus traços refinados gravados na rua. Edgar Müeller é o herdeiro dessa tradição.
Nenhum museu abre espaço para estas obras gigantes de 150 metros quadrados. Mas as criações desse pintor já se espalharam pela internet, com trabalhos na Grã-Bretanha, na Irlanda e no Canadá.


Para quem não quer enxergar, é só um monte de tinta e uma figura deformada no chão. Na verdade, é uma obra de arte em que o observador participa. Quem olha da maneira certa é transportado imediatamente para um mundo de sonhos. É possível viajar montado em um animal pré-histórico, nesse pedaço de asfalto transformado em outro universo.

O efeito de 3ª dimensão só é percebido a partir de um ponto específico, onde Edgar instala um tripé com uma câmera e uma lente de observação. A reação do público é sempre a mesma. O desinteresse vira curiosidade, que se transforma em entusiasmo. E de repente: o espanto e o encantamento.

Esse mágico das tintas já fez surgir uma caverna em pleno centro de Londres. Na cidade canadense de Moose Jaw, uma imensa cachoeira desafiou a coragem dos moradores. E, em cinco dias de trabalho, Edgar fez baixar a temperatura, e trouxe de volta a era do gelo para o litoral da Irlanda. Os irlandeses se viram à beira do abismo, ou então ganharam o poder de caminhar sobre o vazio.

Edgar diz que utiliza uma técnica chamada anamórfica, que já era usada por Michelangelo e Leonardo da Vinci na pintura de murais. O resultado é capaz de nos deixar duvidando dos próprios olhos. É ao mesmo tempo arte e diversão. Todo mundo pode olhar, pisar, participar, viajar. Com aquela velha desculpa de "levar as crianças para brincar um pouquinho", os adultos brincam ainda mais.
A notícia de que um pterossauro pousou no vilarejo corre rápido. E todos correm para ver. Porque os sonhos de Edgar Müeller só duram até a próxima chuva.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos