Somos Arte

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Exposição brinca com sombra e Luz


Exposição brinca com sombra e Luz

Você já tentou fugir da própria sombra? Ou brincou de fazer figuras na parede, com a sombra da mão? Parece coisa de criança, mas uma exposição mostra que essas brincadeiras não fascinam somente elas.
Home > SPTV 1ª Edição > 15/10/2009 > Reportagem

O trabalho foi criado há quatro anos em Paris e veio a São Paulo, para celebrar o ano da França no Brasil. Na exposição "Sombras e Luz", no SESC Pompeia, a sombra faz até música.

No lugar do objeto, a silhueta. A sombra está evidente e não pode ser ignorada. Nesse jogo às avessas, a sombra não segue ninguém, é o visitante que precisa tentar acompanhar os seus contornos.

Impossível passar diante do painel sem dar uma mexidinha. “Tem a sombra, mas a gente não repara, no dia a dia”, diz a mulher.

Com um raio de luz no lugar certo, as mãos criam uma fazenda. Vaca, cachorro, passarinho e até um alce.

Imagine se a além de cor e de movimento a sombra também tivesse som? Basta caminhar para que a música comece a tocar.

As teclas de piano respondem ao movimento. Se a sombra parece apressada, a passos largos, o ritmo fica mais vibrante. “Seria muito bom se nós adultos, se a gente conservasse essa fase da fantasia por mais tempo. Acho que a gente ia ter menos problema do que a gente tem hoje. Então, acho ótimo, uma delícia brincar com isso”, garante Luciana Chavegato, fisioterapeuta.

A exposição sombras e luz também faz parte das comemorações do ano da França no Brasil. Em Paris, ela ocupa uma área de 700 metros quadrados, aqui é quase o dobro.

“A sombra é tão presente nas situações mais diversas que a gente nem se dá conta. Na fotografia, o trabalho todo é um jogo de sombra e luz. Tem várias alternativas, a gente vai descobrir que a sombra está muito mais presente do que a gente imagina no nosso dia a dia”, explica Roberto Cenni, coordenador da exposição.

É possível até eternizar a sua e entender como a sombra tem papel fundamental nos eclipses, mas a sombra não existe sem a sua companheira e são tantas as possibilidades para iluminar.

Debaixo do copo, um feixe de luz cria a ilusão do movimento. Atrás do lençol, exibe uma imagem poética ou convida à gostosa brincadeira.

A exposição "Sombras e Luz" vai até dezembro no SESC Pompeia. A entrada é de graça. Das dez da manhã às oito da noite. Só não abre às segundas-feiras.



http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1342409-16574,00-EXPOSICAO+BRINCA+COM+SOMBRA+E+LUZ.html



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos