Somos Arte

domingo, 10 de janeiro de 2010

Agonia e êxtase

Agonia e êxtase
– The agony and ecstasy, USA – 1965

Direção: Carol Reed

Roteiro: Philip Dunne

Produção: Carol Reed

Música Original: Alex North, Jerry Goldsmith, Franco Potenza

Fotografia: Leon Shamroy

Edição: Samuel E. Beetley

Design de Produção: John DeCuir

Direção de Arte: John DeCuir. Jack Martin Smith

Figurino: Vittorio Nino Novarese

Efeitos Especiais: L. B. Abbott, Emil Kosa Jr.

Efeitos Sonoros: James Corcoran

Gênero: Drama, Biografia

Início de 1508 (período do Renascimento) o artista Michelangelo Buonarroti é chamado ao Vaticano (Roma) pelo papa Julio II para pintar o teto da capela Sistina.

Michelangelo que se considera um artista escultor e não se acha familiarizado com afrescos tenta fugir da encomenda e idéia do papa Julio II: pintar os doze apóstolos complementados com elementos decorativos.

http://www.youtube.com/watch?v=jUqiSigNu7Q&feature=related

Cena: papa convoca Michelangelo para fazer o afresco

O famoso e admirado arquiteto do período do Renascimento, Donato Bramante, por inveja e desejo de arruinar a carreira de Michelangelo induz o papa que pressiona ainda mais o artista que contrariado inicia a pintura do afresco no teto da capela.

Insatisfeito com seus primeiros esboços, Michelangelo os destrói, desaparece de Roma e vai para Carrara refletir. Sua atitude deixa furioso o papa Julio II que ordena que o artista seja caçado em toda a Itália.

A cena clássica e marcante do filme - a visão das nuvens, em Carrara – mostra a inspiração de Michelangelo que vislumbra nas nuvens várias imagens que o estimulam a realizar o trabalho do afresco no teto da capela Sistina.


Após contemplar a visão que o faz idealizar outra composição artística para o afresco, Michelangelo vai para o campo de batalha em busca do papa que está em mais uma missão de conquista de novos territórios para Roma. O pontíficie apesar de ser contra a modificação de sua idéia para o afresco, se rende a proposta de Michelangelo depois de muita insistência do artista.

http://www.youtube.com/watch?v=OR-csitAjoY&feature=related

Cena: Michelangelo entra no campo de batalha a procura do papa para mostrar sua proposta para o afresco.

O trabalho da pintura do afresco se inicia, porém avança lentamente, o que provoca a impaciência do papa Julio II. As constantes perturbações do pontíficie com a demora da finalização da obra e com a arte – figuras humanas desnudas - de Michelangelo no afresco provocam discussões entre eles.

Após trabalhar noite e dia na obra e ficar sem comer durante uma semana, Michelangelo cai doente, que apesar de receber cuidados de uma amiga, continua sem condições físicas para trabalhar. Entretanto, ele reassume a pintura quando descobre que o papa quer passá-la a outro artista.

Depois de quatro anos a pintura finalmente é concluída. E o papa Julio II encomenda a Michelangelo a idéia de uma pintura da cena do Juízo Final na parede que fica por trás do altar da capela Sistina.

Baseado no livro de Irving Stone é um excelente filme sobre uma das maiores obras de arte da história humana: a pintura do teto da capela Sistina. Representa o período do século XVI um dos mais fascinantes da história universal.

Agonia e êxtase mostra a relação de confito e amizade de dois homens – Michelangelo que vive para a arte e o papa para Deus – em torno de uma magnífica e inesquecível obra de arte. Contemplando a obra de arte finalizada, o próprio papa reconhece em Michelangelo um verdadeiro sacerdote de Deus e da arte.

Fascinante e comovente, o filme é interessante para estudantes de arte e curiosos, é uma visão romântica sobre a realização de uma das maiores obras de arte da história da humanidade. Ele mostra belas imagens de Florença, com suas torres, catedrais e estátuas, assim como o desenrolar do conflito entre dois homens faz nascer a monumental obra de arte; no filme é mostrada uma das cartacterísticas marcantes da igreja católica: acúmulo e usufruto de diversas posses materiais – representadas nas cenas de guerra e a postura do papa que luta à frente de batalha para conquistar mais territórios para Roma e a igreja.

Os destaques do filme são as atuações do grandioso ator Rex Harrison (My Fair Lady, Ana e o rei do Sião) como papa Julio II e de Charlton Heston como Michelangelo.

O filme recebeu indicações para o Globo de Ouro pelo roteiro e para o Oscar por fotografia, som, figurino, direção de arte e trilha musical. (Alex North).


CURIOSIDADE:

Processo de execução do afresco:

São furados os contornos (feitos com carvão) do desenho


Gesso é aplicado sobre a parede
Batendo um pano sobre o papel o pó do carvão se espalhará e penetrará os furos do papel

O molde é retirado e o desenho fica marcado sobre o gesso

Teto da capela Sistina - Roma


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos