Somos Arte

terça-feira, 27 de julho de 2010

Venda de Schiele por Museu Leopold gera polêmica em Viena

27/07/2010 - 16h13
Venda de Schiele por Museu Leopold gera polêmica em Viena



DE SÃO PAULO

Para levantar os US$ 19 milhões necessários para comprar o quadro "Bildnis Wally" (retrato de Wally) de Egon Schiele, o Museu Leopold, em Viena, anunciou agora que pretende vender outra obra do artista, "Häuser am Meer" (casas no mar).

Encerrando uma batalha jurídica que durou mais de dez anos, o museu austríaco decidiu pagar o valor do quadro "Bildnis Wally" aos herdeiros de uma colecionadora de arte judia.

Reprodução A tela "Bildnis Wally", de Egon Schiele

A família reivindicava a posse do quadro roubado pelos nazistas e incorporado depois ao acervo do museu. Mas, para financiar a compra, Diethard Leopold, um dos diretores do museu, filho do colecionador que dá nome à instituição, disse que vai leiloar outro quadro de Schiele e dividir o dinheiro entre o museu e os herdeiros da colecionadora vienense Jenny Steiner, que também teve a obra de 1914 roubada por nazistas.

A Comunidade Israelita de Viena repudiou a decisão e classificou a proposta de um ato de "mau gosto".


Vocês são realmente excepcionais! A gente que lida com arte que passamos por diversos tipos de exposições, o resultado do que eu falo ou faço é proporcional a participação de vocês. Alexandre Fester.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos