Cenas da Vida de Cristo. A Prisão de Cristo - Kiss of Judas 1304-1306 Fresco, 200 x 185 Cappella Scrovegni cm -Arena Chapel, Pádua |
A Madonna em Majestade - Maestà 1285-86 Tempera sobre painel, 385 x 223 cm Galleria degli Uffizi, Florença |
Fonte: Livro Português - Volume Único (Português: Linguagens)
Autor: William Roberto Cereja – Thereza Cochar Magalhães
p.80 e 81
A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DA ARTE
Num universo social de analfabetos (praticamente só o clero sabia ler e escrever), eram as imagens, vistas pelos fiéis por dentro e por fora, ao longo de toda a igreja, que transmitiam e repetiam, imutáveis, as lições da teologia cristã. A arte não tinha, pois, um fim em si mesmo e não guardava nenhuma relação necessária com a realidade concreta e cotidiana do mundo [...]. As imagens eram apenas uma inspiração e um convite para que a meditação se dirigisse ao mundo espiritual e celestial, o único que contava, guiada pela palavra do clero e assegurada pelo braço da nobreza.
(Nicolau Sevcenko. O Renascimento. São Paulo/Campinas: Atual/Unicamp, 1984. P. 29.)
(Nicolau Sevcenko. O Renascimento. São Paulo/Campinas: Atual/Unicamp, 1984. P. 29.)
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