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sexta-feira, 8 de outubro de 2010

0049. AS MODALIDADES E e D.

AS MODALIDADES E e D.

Modalidade E:

A modalidade E é a modalidade “destra” do hemisfério esquerdo. Ela é quadrada ereta, sensata, direta, verdadeira insidiosa e bem definida sem se dar a lucubrações.

Modalidade D:
A modalidade D é a modalidade “canhota” do hemisfério direito. Ela é curvilínea e flexível, mais brincalhona em seus volteios inesperados, mais, complexos, diagonal e imaginativos.



A modalidade E também se especializa na designação de passos seqüenciais para a mistura de cores - por exemplo, “para fazer uma mistura alaranjada, acrescente o amarelo ao vermelho” ou “para escurecer o azul, acrescente preto”.
O hemisfério direito (ou modalidade D) especializa-se na percepção das relações entre os matizes, em especial para ligações de um matiz com outro. A modalidade D tem uma propensão para descobrir modelos de coerência, especificamente com relação a matizes que equilibram os opostos - por exemplo, vermelho/ verde, azul/ laranja, escuros/ claros, opacos/ vivo.
Em 1976 o Dr. Peter Smith escreveu um ensaio, “A Dialética da Cor”, em que afirma: “Como o hemisfério direito interessasse muito pela forma como as coisas se encaixam para formar o sistema fechado, pode-se dizer que constitui um fator decisivo da resposta estética”. Pode ser que este sistema fechado seja aquilo que os artistas chamam de cor unificada e harmoniosa - ou seja, cores que se relacionam entres si e que se acoplam num equilíbrio. Talvez a modalidade D seja capaz de reconhecer a uniformidade satisfatória da cor adequadamente unificada à regra com a sensação aprazível de: “É, sim. E isto mesmo. Está certo”.
O oposto também é verdadeiro: a modalidade D reconhece os arranjos de cores desequilibrados ou desunificados e talvez anseie pela unidade e pelas partes que faltam para compor o sistema fechado. Uma pessoa pode experimentar esta sensação como de algo vagamente desagradável - uma noção de que alguma coisa está faltando ou esta deslocada.
A modalidade D desempenha outro papel importante com relação á cor: ver qual foi à combinação de cores que produziu uma determinada cor. Por exemplo, dado uma gama de cinza, a modalidade D vê qual é a que fica mais quente com vermelho ou a que fica mais fria com azul.

Veja no link abaixo a tabela:


Livro: Desenhando com o lado direito do cérebro.
Autora: Betty Edwards
Editora Ediouro.



“Vivemos graças ao caráter superficial de nosso intelecto, em uma ilusão perpétua. Para viver necessitamos da arte a cada momento, nossos olhos nos retêm formas, se nós mesmo educarmos gradualmente esse olho, veremos também reinar em nós uma força artística, uma força estética”. Nietzsche


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