Somos Arte

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Exposição do CCBB-SP revela 13 séculos de cultura islâmica

02/02/2011 - 09h05

Exposição do CCBB-SP revela 13 séculos de cultura islâmicaAs informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações
DE SÃO PAULO


Exemplar do instrumento "buzuq", proveniente da Síria, está na exposição "Islã", que reúne mais de 300 obras e está em cartaz


A cultura árabe também é tema da exposição "Islã", que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (centro de São Paulo).


Com curadoria de Rodolfo Athayde e Paulo Daniel Farah, a mostra traça um panorama de 13 séculos de cultura islâmica, com mais de 300 obras datadas entre o século 8 e o início do 20.


Objetos como fragmentos do palácio Al Gharbi (Síria), o astrolábio plano do palácio Golestan (Irã) e joias sírias do século 11, trazidos dos principais museus da Síria, do Irã e de países do norte da África, ajudam a contar a história da expansão territorial islâmica e do contato com os impérios do Ocidente.


Há ainda uma área dedicada à caligrafia árabe, com diversos exemplares do Alcorão.


Centro Cultural Banco do Brasil - subsolo, 1º, 2º e 3º andar - r. Álvares Penteado, 112, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3113-3651. Ter. a dom.: 10h às 20h. Até 27/3. Livre. Estac. (R$ 10 p/ 5 h mais h adicional, na r. da Consolação, 228 c/ serviço de van grátis até o CCBB).



"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam."
(Auguste Rodin)


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos