Somos Arte

sábado, 11 de junho de 2011

Grossário - Modalidades Artísticas Letra "F"

FAIXA DECORATIVA: Suporte retangular alongada em que um ou mais motivos apresentam repetição simples ou alternada, criando afeitos ornamentais.

FANTOCHE: Boneco que tem a cabeça feita, geralmente, de massa de papel eco corpo de tecido, manipulado através de varetas ou da mão do operador, oculta em seu corpo.

FATO FOLCLÓRICO: Toda e qualquer manifestação coletiva da maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição e imitação e que tem como características a espontaneidade e a aceitação coletiva.

FESTAS POPULARES BRASILEIRAS: Manifestações de origem religiosa ou profana que envolve a participação direta dos indivíduos de uma ou mais regiões brasileiras. Exemplos: carnaval, festa junina, folia de Reis, festa do Divino, festa de São Benedito etc.

FIGURATIVISMO: Estilo de pintura que representa os objetos e figuras de forma real, naturalmente reconhecível.

FOLCLORE: Estudo das tradições de um povo expressas através de suas lendas, crenças, canções, danças, costumes, culinária etc.

FOLIA DE REIS: Grupo de homens levando bandeiras e outros símbolos de devoção, acompanhados de cantos, danças e palhaçadas. Costumam sair ás ruas dias antes do Natal,

FUTURISMO. Movimento literário e artístico surgido na Europa na prim. Década do séc. XX e que teve em Fillippo Marinetti, autor do Manifesto Futurista (1909), seu principal divulgador; reivindicou ruptura total com o passado, advogando novas formas, novos assuntos e novo estilo. Movimento de arte iniciado pelo escritor italiano Marinetti em 1909, buscava na poesia e na pintura uma expressão artística da modernidade. Captar e representar a dinâmica da forma e do pensamento foi a aspiração máxima de seus seguidores.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos