Somos Arte

sábado, 11 de junho de 2011

Grossário - Modalidades Artísticas Letra "P"

PELÍCULA: Filme de celulose ou acetato, previamente sensibilizado, no qual as imagens são registradas através de câmeras fotográficas, cinematográficas etc.

PIGMENTO: Denominação comum a várias substâncias de natureza diversa, que dão coloração aos líquidos e tecidos vegetais, animais ou minerais que as contêm. Exemplo: terra, caracol e urucum. Para obter os pigmentos, ás substâncias que os contêm são geralmente transformadas em pó.

PINTORES PRIMITIVOS: Denominação dada aos artistas plásticos autodidatas, isto é, que não aprenderam a pintar em escolas, cuja criação é simples e espontânea. O artista primitivo usa os materiais rudimentarmente, sem grandes técnicas, a não se aquelas aprendidas com o próprio trato de manuseio do material, durante o trabalho.

PINTURA INDÍGENA: Pintura feita pelos índios bem próprios de seu meio. Exemplo: pintura corporal, na qual o próprio corpo serve como suporte.

PINTURA MURAL: Pintura executada diretamente sobre parede ou muro. Podendo também se feita em tela, ou outros suportes, e aplicada no local a que se destina.

PINTURA RUPESTRE: Tipo de pintura realizada pelo homem pré-histórico em rochedos e paredes de cavernas. No Brasil destacam-se as pinturas rupestres de Sete Cidades, no Piauí, Lagoa Santa, em Minas Gerais, Ingás e Cariris Velhos, na Paraíba. Rupestre quer dizer gravado ou traçado na rocha.

PINTURA: Arte ou técnica de aplicar tinta sobre uma superfície, geralmente plana, representando figuras conhecidas ou imaginárias, tendo a cor como elemento básico, Exemplo: quadros, painéis, murais etc.

POETAS POPULARES: Poetas, cantadores e repentistas que se expressam de forma simples, de fácil entendimento a aceitação popular.

POLICROMIA: Arte feita com várias cores.

PONTILHISMO: Movimento pictórico pós-impressionista surgido na Fr. Em 1880 como reação ao impressionismo e á pintura oficial; seus principais teóricos foram Seurat e Signac; entre seus representantes destacaram-se Gross. Van Rysselberghe; adotou a técnica de decomposição dos tons por meio de pontos justapostos.

POR ART: Movimento artístico surgido por volta de 1950, questionando as manifestações da cultura popular e criticando a posição do indivíduo diante da sociedade de consumo. Usa como tema básico o folclore urbano da sociedade super desenvolvida: a publicidade, os meios de comunicação etc.

PORTUGUÊS: Elemento que, junto com o índio e o africano, forma a base da cultura brasileira. Sua influência no nosso folclore se faz através de festas, folguedos e outros, em sua maioria de cunho religioso. Exemplo: reisados, pastoris, coroação do divino, cheganças, festas juninas etc.

PRIMITIVISMO: Denominação da arte realizada por artistas autodidatas, isto é, que não aprenderam em escolas e cuja criação é simples e espontânea, sem nenhuma sofisticação ou preocupação estilística.

PROSPECTO: Pequeno impresso, geralmente ilustrado e dobrado, utilizado em propaganda e publicidade em geral. É também empregado em instruções de uso de aparelhos e outros produtos.

PUBLICIDADE: Arte de divulgar, de levar a público uma mensagem, usando para tanto os mais diferentes recursos e técnicas de comunicação.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos