Somos Arte

sábado, 11 de junho de 2011

Grossário - Modalidades Artísticas Letra "I"

IDEOGRAMA: Símbolo gráfico que representa diretamente, uma idéia. Exemplos: algarismos, alguns sinais de trânsito etc.

ILUMINURA. A rigor, uma pintura executada em ouro ou prata num manuscrito: em sentido amplo designa a pintura de figuras flores ou ornamentos executados em pergaminhos antigos. Arte que combina ilustrações e ornamentação no desenho de letras iniciais, aberturas de capítulos etc. Geralmente apresenta detalhes dourados e prateados.

ILUSTRAÇÃO: Desenho, pintura ou gravura com que se ornam, complementam e elucidam textos de livros, folhetos, periódicos etc.

IMPRESSÃO: Arte ou processo de registrar textos e imagens em papel, tecido e outros suportes, usando instrumentos e maquinários adequados.

IMPRESSIONISMO: Movimento artístico surgido na segunda metade do século XIX, tendo por base captar as impressões de luz, cor e forma, através de técnicas mais livres e pessoais de empregar os materiais de pintura, diluindo os contornos e abolindo os tons sombrios.

INCUNÁBULO.Livro impresso anteriormente ao ano de 1500; em alguns, o texto e as gravuras eram gravados juntos sobre um bloco de madeira; outros foram já impressos com os tipos móveis de Gutenberg, entre 1440 e 1450.mortos, porém imóveis: frutas, flores, peixes, vasos e outros objetos.

ÍNDIO: Um dos três elementos básicos formadores da cultura brasileira e único habitante do Brasil até a chagada dos colonizadores. Sua arte é genuinamente brasileira.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos