Somos Arte

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Goya

Goya

Ficha tecnica:
Diretor:Carlos Saura


Gênero: Drama Ano:1999 Duração:102 minutos Origem Espanha Distrubuidora: Lolafilms Distribución, S.A. Roteiro Carlos Saura Produção: Andrés Vicente Goméz Música: Roque Baños Fotografia: Vittorio Storaro Elenco: Francisco Rabal (Goya), José Coronado (Jovem Goya), Daphne Fernández (Rosario), Maribel Verdú (Duquesa de Alba), Eulalia Ramón (Leocadia), Joaquín Climent (Moratin), Cristina Espinosa (Pepita Tudo), José Maria Pou (Godoy)


Sinopse:
Aos 82 anos, o pintor Francisco de Goya vive no exílio com a última de suas amantes, Leocadia.

Reconstruindo os principais acontecimentos de sua vida para sua filha caçula, ele se lembra dos tempos em que era jovem e ambicioso, e lutou para conquistar seu espaço na corte do rei Carlos IV, em meio a intrigas palacianas, seduções e mentiras. Lembra-se, também, de seu único amor verdadeiro, a duquesa de Alba, cuja vida foi interrompida por uma dose de veneno. Goya artista genial, que em momento algum abandonou a preocupação pelo seu país e pelo seu povo. A era de luz e cor da corte Bourbon abre caminho para o mesmo. Goya que, aos 46 anos, ficou surdo, um fato que gerou importante reviravolta em seu trabalho. Enquanto ficava claro na Espanha que os dias de absolutismo, sob as novas pressões do Iluminismo, chegava ao fim, Goya descobre um novo mundo criativo em suas pinturas soturnas e seus chamados caprichos.



Obs: A aparência do filme é soturna pois é como se ele passasse a noite porque trata de maneira psicologia o de surdez do artista ocorrida na sua velhice. Mostra muitas obras do artista porém elas são as menos famosas.


(resumo retirado do site Historia da Arte http://www.historiadaarte.com.br/filmografia.html)





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos