São Paulo, quinta-feira, 27 de setembro de 2012
ILUSTRADA EM CIMA DA HORA
Especialistas anunciam nova versão da 'Mona Lisa' na Suíça
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Uma "Mona Lisa" cerca de dez mais jovem do que a famosa Gioconda de Leonardo da Vinci será apresentada à imprensa hoje em Genebra.
Especialistas no quadro sugerem que a tela seria, na verdade, uma versão anterior da tela famosa, também pintada pelo mestre renascentista.
"Investigamos a pintura por todos os ângulos relevantes e toda a informação acumulada indica que esta seja uma versão anterior da Gioconda do Louvre", diz o historiador Stanley Feldman, da Fundação Mona Lisa.
A tela que está hoje na Suíça foi descoberta em 1913 no Reino Unido e ficou até 1936 num subúrbio londrino, sendo apelidada por isso de "Mona Lisa de Isleworth".
Embora sua existência não seja um fato novo, o que os pesquisadores tentam provar, com cautela, é que se trata de um quadro pintado anteriormente pelo próprio Da Vinci.
A hipótese de que se esteja diante de um quadro desconhecido do mestre é sustentada por historiadores e especialistas como Alessandro Vezzosi e Carlo Pedretti.
No início deste ano, o Museu do Prado, em Madri, anunciou a descoberta de uma segunda versão da tela de Da Vinci em seu acervo.
Estudos divulgados na ocasião provaram se tratar de uma cópia, executada em paralelo à obra original, no ateliê do artista, por um dos discípulos de Da Vinci.
Em julho, arqueólogos em Florença dizem ter encontrado a ossada de Lisa Gherardini, a mulher com sorriso enigmático do quadro.
Fonte: Folha de SP
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário