Somos Arte

domingo, 8 de junho de 2008

ARTE, CIÊNCIA E INDÚSTRIA.

ARTE, CIÊNCIA E INDÚSTRIA.

A arte, que se aproximou da ciência, reivindica para si o direito de ser também um meio de conhecimento. Não quer mais ficar limitada ás funções expressivas, como simples veículo da subjetividade comprimida. Quer chegar a um pensamento articulado das essências, dos fundamentos do real.
(Mário Pedrosa, filósofo e crítico de arte brasileiro).

Procuramos mostrar até aqui como surgiu s consciência da arte como se profissionalizaram os artistas e como se organizou o mercado da arte.
Agora vamos falar um pouco das relações entre arte e ciência e arte e conhecimento. Embora, na Grécia, os filósofos fossem considerados os verdadeiros sábio e os artistas tivessem um lugar de menor importância na sociedade grega, o Renascimento – um movimento inspirado no classicismo grego – promoveu uma maior aproximação entre arte e saber.
Leonardo da Vinci era escultor, pintor, biólogo e naturalista, além de filósofo. Seus desenhos revelam o grande conhecimento que tinha da anatomia humana e suas pinturas mostram tudo o que sabia sobre óptica e propagação da luz.
Uma das razões dessa intimidade entre arte, filosofia e ciência foi o fato de que até então ainda não haviam se institucionalizado esse campos da atividade humana, separando os profissionais, os estudiosos e os pensadores querem da arte, quer da ciência. Por outro lado, durante o período medieval, arte e ciência haviam se desenvolvido de forma próxima. Sob o controle rígido da Igreja.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos