Somos Arte

sábado, 7 de junho de 2008

A Arte Figurativa

A ARTE FIGURATIVA

Já sabemos que a arte não é nunca uma simples cópia do mundo que nos cerca, mesmo quando suas imagens nos são familiares e facilmente identificamos o tema de que tratam. Agora vamos falar um pouco sobre a arte figurativa. Chamamos de figurativismo esse aspecto da arte ocidental que se baseia no uso de imagens parecidas com o real. Ao olharmos uma pintura ou ao ouvirmos música figurativa, podemos reconhecer a imagem parecida com a de uma mulher ou o som que lembra o mar.
Essa tendência teve grande sucesso na medida em que muito cedo se descobriu a importância da arte da descrição dos fatos e na difusão de idéias. O apego à semelhança facilitava o entendimento da obra por parte do público. Assim, pára difundir a respeito pelos heróis gregos ou pelos mandamentos da Bíblia, nada melhor do que imagens semelhantes ao natural, que não suscitassem dúvidas nem ambigüidades.
Por essa razão, antes do advento das máquinas fotográficas, os artistas plásticos faziam o papel de jornalistas, relatando guerras, conquistas e até mesmo fatos curiosos, como o aparecimento de baleias no litoral europeu. Maurício de Nassau, durante o domínio holandês em Pernambuco, também não dispensou os artistas/repórteres. Frans Post atuou em Olinda, entre 1637 e 1644, documentando nossos edifícios e fortificações. Na mesma época. Albert Eckhout pintava os habitantes locais e as frutas tropicais em naturezas-mortas de grande qualidade.
Quando os europeus quiseram estabelecer mais sobre o Brasil, para saber se havia interesse em estabelecer vínculos comerciais conosco, mandaram para cá artistas com o objetivo de desenhar nossa fauna, flora e seres humanos. Eram os chamados artistas viajantes, que percorreram nosso país registrando tudo em cena importantíssimas até hoje. Um dos registros mais famosos foi o da Expedição Langsdorff.
Debret e Rugendas também publicaram na França detalhados estudos sobre o Brasil, nos anos de 1834 e 1835 respectivamente.
No século XIX surgiu a fotografia, com sua incrível capacidade de registro de imagens, através. Estes, não precisando mais representar guerras ou conquistas, começaram a se dedicar a outras formas de representação. Nessa nova experiência foram paulatinamente abandonado o figurativismo.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos