Somos Arte

sábado, 7 de junho de 2008

Curiosidades

Curiosidades:

A Arte Rupestre são pinturas feitas pelo homem primitivo nas paredes das cavernas. O homem pré-histórico seguia a manada de animais, pois precisava deles para sua alimentação e vestimentas, daí a importância que dava a eles, nos desenhos.

Você sabe o que é Adobes?
Na época do homem primitivo, havia regiões em que a madeira e as pedras eram escassas. Esse foi o motivo que levou o homem a aproveitar o barro dos rios. Eles colocavam o barro em moldes junto com palha para ficar mais consistente, e deixavam ao ar livre para secar.
Foi assim que surgiram os Adobes, que são tijolos crus secos ao sol.
Quando o homem primitivo aprendeu a cozinhar o barro, ele descobriu que as peças ficavam muito mais resistentes. A partir daí surgiram os ladrilhos.

A Cor é uma sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão. Pode ser percebida de duas formas: Cor-Luz e Cor-Pigmento.
Cor – Luz é aquela que pode ser observada através dos raios luminosos.
Exemplo: Arco – íris.
Cor – pigmento é a cor percebida através das substâncias materiais corantes na presença de luz.
Pode ser opaca, cuja utilização se faz na pintura de modo geral, ou transparente, utilizada principalmente nas artes gráficas.


Vicent Van Gogh
O famoso artista Vicent Van Gogh não conheceu a fama nem a fortuna. Em toda a sua vida, o mestre da pintura vendeu apenas um quadro: Vinhas Vermelhas.
Van Gogh deixou cerca de 800 telas e algumas centenas de desenhos.
Os Girassóis foi a primeira pintura de uma série realizada por Van Gogh, e foi pintada cinco meses antes de Van Gogh cortar um pedaço da própria orelha.


Antes da invenção da imprensa, os livros e documentos eram manuscritos, isto é, copiados à mão nos conventos, por monges copistas.
Monogramas é o entrelaçamento das letras iniciais do nome de uma pessoa.
Os antigos romanos católicos utilizavam os monogramas nas catacumbas.
Na Idade Média, os senhores feudais utilizavam os monogramas em seus brasões.
Na Idade Moderna, durante o período renascentista, o monograma foi usado nas fachadas e interiores de prédios.

O artista George Seurat era um pintor lento em seu trabalho, mas suas obras revelavam aspectos quase científicos.
Suas telas a óleo, a tinta ou a lápis são todas precisas harmônicas.
A cientificidade que caracterizou as suas criações é uma das marcas desse artista. Seus quadros são cheios de mistério e poesia.


Cézanne, o autor de quadros "proibidos" para grávidas, abre a coleção 'Grandes Mestres.
Na escola, ele tirava notas altas em quase todas as disciplinas, menos em desenho. Mais tarde, por duas vezes, tentou ingressar na Escola de Belas Artes, mas foi reprovado. Seus quadros foram continuamente rejeitados pelo Salão Oficial de Paris. Os críticos da época zombavam de sua obra, recomendando que as mães grávidas não olhassem para ela, sob pena de terem filhos doentes. Mesmo assim, persistiu. "Eu sou um marco", dizia um convicto Paul Cézanne, um dos pais da arte moderna.

Ao contrário de alguns de seus contemporâneos como Vincent van Gogh e Paul Gauguin, Cézanne sempre teve uma vida confortável e rotineira. Não experimentou a fome e a loucura como van Gogh. Sua vida metódica e reservada esteve bem longe do espírito aventureiro que marcou a trajetória de Gauguin, que renunciou à civilização para viver em uma ilha distante do Pacífico. Mas, apesar disso, Paul Cézanne também foi uma espécie de "maldito" em seu tempo.

Paul Cézanne nasceu em Aix-en-Provence, França, em 1839, filho de um próspero fabricante de chapéus de feltro que se tornou banqueiro em 1847. Estudou em boas escolas e foi colega do futuro escritor Émile Zola, de quem se tornaria amigo íntimo. Por imposição paterna, iniciou o curso de Direito em Aix, mas seu desejo era mesmo estudar pintura na capital francesa.
Com apoio da mãe, dobrou a resistência do pai e passou a freqüentar a Academia Suíça, uma escola de arte de Paris que fazia oposição à tradicional Escola de Belas Artes. Foi quando conheceu, entre outros, Pissarro, Monet, Degas e Renoir, que viriam a fundar o movimento impressionista. Junto com eles, expôs no chamado "Salão dos Recusados", que reunia as obras dos artistas rechaçados pelo Salão Oficial.
Também participou da primeira exposição impressionista, em 1874. Mas mesmo os impressionistas não aceitariam de forma pacífica a obra inovadora de Cézanne. Alvo de chacota por parte da crítica mais conservadora, logo romperia também com os companheiros e seguiria seu próprio caminho. Tinha como objetivo converter, nos quadros que pintava, os objetos da natureza a três formas básicas: o cilindro, a esfera e o cone.
Este rigor geométrico, mais tarde, influenciaria novos artistas e seria responsável, em grande medida, pelo surgimento do cubismo. Mas, até aquele momento, Cézanne havia encontrado apenas a incompreensão da crítica e do público de sua época. O próprio amigo Émile Zola o retratou como um artista fracassado e medíocre, no romance "A Obra", de 1886, cujo protagonista, Claude Lantier, é visivelmente inspirado nele.
Naquele mesmo ano de 1886, o pai de Paul Cézanne morreu e lhe deixou uma grande fortuna. O artista fixou-se então em Aix-en-Provence e casou-se oficialmente com Hortense Fiquet, uma mulher com a qual mantinha um relacionamento de muitos anos e com quem inclusive tinha um filho, Paul. A oposição paterna impedira Cézanne de assumir o romance até aquela data.
Por volta de 1890, a obra de Cézanne finalmente começou a ser compreendida e valorizada. Seus quadros passaram a ser disputados pelas galerias e a fazer parte de grandes exposições internacionais. Vincent van Gogh e Paul Gauguin, junto dos quais Cézanne formará a santíssima trindade do pós-impressionismo, renderam-lhe devotadas homenagens.
Ao contrário desses dois colegas, Paul Cézanne viveu o suficiente para assistir à virada do século 19 para o século 20 --e fará isso já na condição de um dos nomes mais consagrados das artes em todo o mundo.
Em outubro de 1906, foi surpreendido por uma tempestade em Aix, enquanto pintava no campo. Afetado por uma congestão pulmonar, morreu uma semana depois.

Contexto histórico
Em busca do traço puro
O abstracionismo, inaugurado por Kandinsky por volta de 1910, tem como pressuposto básico a realização de uma arte independente do mundo externo e da realidade visível, ou seja, uma obra composta apenas por elementos puros, como as formas, as linhas e as cores. Também chamado de "arte abstrata", este movimento se desenvolveu em várias vertentes, até passar a ser o traço predominante de toda a produção artística realizada ao longo do século 20.Os abstracionistas radicalizaram uma tendência típica das principais vanguardas artísticas do final do século 19 e início do século 20. Desde a invenção da fotografia, o impressionismo havia buscado novas formas de representar o mundo, distanciando-se da mera reprodução "fiel" e "imutável" dos objetos. Os impressionistas procuravam captar as impressões visuais provocadas por estes mesmos objetos em determinado momento, impressões fugidias, que poderiam variar de acordo com a luz, por exemplo. Com a eliminação dos contornos, o impressionismo produziu pinturas em que a luminosidade – e não as pessoas ou as coisas – era o principal tema do quadro.Os pós-impressionistas e expressionistas, por sua vez, libertaram a cor e a linha de suas funções meramente representativas, exagerando propositalmente as formas, para expressar a prevalência da emoção do artista sobre o mundo real. Os cubistas, a seu modo, também romperam com a idéia da arte como imitação da natureza, ao abandonar as noções tradicionais de perspectiva e volume, retratando os objetos de vários pontos de vista simultâneos, decompostos em figuras geométricas.Mas, a todos esses e outros movimentos que procuravam um distanciamento e uma releitura do chamado "mundo objetivo", o abstracionismo contrapôs uma recusa radical a qualquer espécie de representação. Em outras palavras, não se tratava mais de ver os objetos do mundo com novos olhos, mas de criar um universo à parte, uma realidade autônoma, criada pelo próprio artista. Era isso o que Kandinsky queria dizer com uma de suas frases mais célebres: "Criar uma obra de arte é criar um mundo",



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos