Somos Arte

domingo, 8 de junho de 2008

A Importância do Aprendizado Para o Artísta

A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO PARA O ARTISTA



Em cada época, a sociedade estabelece também o sistema pelo qual esses princípios são divulgados e apreendidos pelos artistas. Na Idade Média eram as oficinas de artesanato que se incumbiam da formação do artista, tarefa assumida, na Idade Moderna, pelas academias e conservatórios. Algum tempo depois surgiram as escolas de arte e os diferentes cursos universitários. Os ateliês, nos quais cada artista convive com outros artistas, desenvolvendo experiências e formando seus próprios discípulos, representam ainda hoje uma possibilidade de formação adequada para o artista.
Assim, se a vocação é importante para a prática artística, ela sozinha não é suficiente par o desenvolvimento e a profissionalização do artista. Como em qualquer outra atividade, essas habilidades inatas representam apenas um potencial que deve ser ajustado ás condições objetivas da profissão. O artista precisa se integrar a um universo de idéias, propostas e princípios, além de estabelecer um conjunto de relações e de participar de uma comunidade promotora da arte, composta por pessoas – empresários e críticos -, espaços e instituições – teatrais, galerias, secretarias e ministérios.
A dependência do artista das instituições e dos grupos se tornou cada vez maior, chegando a seu ponto mais alto com o advento da arte técnica, nome que se dá à arte realizada através de tecnologias de ponta, tais como o cinema e a televisão. Essas formas de realização artística exigem, além do talento e do aprendizado do artista, a sua integração às grandes produtoras e emissoras. O cinema, o vídeo, a televisão e outras mídias da atualidade requerem esquemas de produção sofisticados e uma sólida organização empresarial, aos quais o artista deverá ter acesso, caso deseje se profissionalizar. Assim, a arte depende cada vez mais dos fatores institucionais que o cercam e menos de capacidade inatas ou pendores individuais.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos