Somos Arte

domingo, 3 de agosto de 2008

Sistema Esquelético Crânio Humano

Sistema Esquelético Crânio Humano



Sistema Esquelético Crânio humano



Vista Lateral da Cabeça


1 -Parietal - Forma a abóbada ou teto do crânio. Consiste em um par de ossos que ajudam a delimitar a cavidade craniana onde se situam o encéfalo e as meninges.

2 -Frontal - É um só osso que forma a testa ou fronte, protege o encéfalo e articula-se com os ossos nasais.

3 -Esfenóide - Um só osso que ajuda a delimitar a cavidade craniana que protege o encéfalo, possui a superfície superior chamada sela torácica, em cuja cavidade se aloja a hipófise.

4 -Temporal - Consiste em um par de ossos que compreende as partes escamosas, timpânicas, estilóides, mastóides e petrosas, com características próprias. 4.1 - É o meato acústico externo que se situa por trás da cabeça da mandíbula e se dirige para o exterior da membrana timpânica.

5 -Arco Zigomático - É a reunião do osso zigomático com a porção escamosa do osso temporal; este arco é facilmente palpável.

6 -Occipital - É apenas um osso que forma a parte posterior do crânio; pode ser palpada uma projeção chama protuberância occipital externa.

7 -Nasal - Consiste em um par de ossos que forma a parte óssea do nariz externo. Os ossos nasais localizam-se entre os processos frontais das maxilas e medialmente encontra-se um com outro. Suas bordas inferiores prendem-se às cartilagens nasais e superiormente articulam-se com o osso frontal.

8 -Maxilas - Consistem em duas maxilas unidas na sutura intermaxilar. É nos processos alveolares das maxilas que estão situados o dente superior. As bordas verticais das maxilas correspondem às raízes dos dentes.

9 -Zigomático ou Malar - Consiste em um par de ossos proeminentes chamados de maçãs do rosto; separa a órbita das fossas temporal e infratemporal. Medialmente encontra-se como o osso maxilar.

10 -Mandíbula - Suporta os dentes inferiores e a força da mordida contra a resistência dos dentes superiores, por isso é um osso de construção bem forte; é o maior e mais forte osso da face. Na parte alta do corpo da mandíbula estão os alvéolos dos dentes, que são cavidades absorvidas após a perda dos mesmos.



Vista Anterior da Cabeça


11 -Frontal - A intersecção do frontal e os dois ossos nasais são chamados de násion (11.1). A região acima do násion, entre os supercílios, é chamada de glabela (11.2).

12 -Órbita - São duas cavidades ósseas onde estão situados os olhos. A margem da órbita é formada pelos ossos: maxila, zigomático e frontal.

13 - Zigomático.

14- Forame Infra-Orbital - Cavidade situada no osso maxilar, abaixo da borda vertical correspondentes às raízes dos dentes.


15- Maxilas - São duas maxilas, à direita e a esquerda, onde se observam as bordas verticais correspondentes às raízes dos dentes.

16 -Concha Nasal Inferior - É uma placa óssea e curva da parede lateral da cavidade nasal.

17 -Vômer - É o osso que inferiormente contribui na formação do septo nasal na parte posterior da cavidade nasal.

18 -Abertura Piriforme - É a abertura anterior do nariz, limitada pelos ossos nasais e maxilas.

19 -Mandíbula - Também chamada de maxilar inferior há uma elevação triangular chamada protuberância mental.


20 -Forame Mental - Cavidade da mandíbula situada lateralmente, abaixo do segundo pré-molar; dá saída ao nervo e vasos mentais.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos