Somos Arte

sábado, 9 de outubro de 2010

0060. ARTES APLICADAS

ARTES APLICADAS

A expressão Artes Aplicadas substitui, com vantagens, a largamente difundida por Artes Menores, a qual implicava numa hierarquia das artes ficando nos primeiros postos a Arquitetura, a Pintura e a Escultura, tidas artes como Artes maiores. Artes Aplicadas seria, então, aquelas, de algum modo ligadas à Arquitetura, à Escultura ou à Pintura, das quais são como que o complemento natural. Em verdade, as Artes Aplicadas tem muito em comum com a Escultura: seus produtos finais são sempre tridimensionais, e feitos até pelos mesmos processos que dão origem ás esculturas. Uma ânfora difere de uma escultura somente porque possui uma finalidade prática: um punho de espada é uma verdadeira escultura em redondo.

Também com a Arquitetura possuem as Artes Aplicadas afinidades: um contador, uma arca, são arquiteturas de interior. E o que é, afinal, a Arquitetura, senão uma das Artes Aplicadas, já que ela mesma possui uma função? A distinção entre as Artes Aplicadas é muito recente, e não data senão do século passado. Hoje, porém é sabido que a função não prejudica o conteúdo estético, pelo contrário: a função muitas vezes determina o conteúdo estético.

São classificadas Artes aplicadas: azulejo, cerâmica, cerâmica Pré-histórica Brasileira, cestaria, encardenação, esmalte clíptica, joalheria, marfim, mobiliário, numismática, ourivesaria, papel de parede, renda e bordado, tapeçaria, vitral.

Enciclopédia Barsa
Editor William Benton
Volume 16 página 105.



“Vivemos graças ao caráter superficial de nosso intelecto, em uma ilusão perpétua. Para viver necessitamos da arte a cada momento, nossos olhos nos retêm formas, se nós mesmo educarmos gradualmente esse olho, veremos também reinar em nós uma força artística, uma força estética”. Nietzsche


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos