Somos Arte

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O mundo mágico de M.C. Escher no CCBB-RJ

Fevereiro/2011
As Escadas Malucas de M.C.Escher

O artista gráfico holandês do século 19 inspira filmes e quadrinhos da atualidade


Escadas que se entrecruzam em ângulos impossíveis. Quem lê essa descrição pode se lembrar do filme Labirinto - A Magia do Tempo, de 1986, ou do recente A Origem, lançado no ano passado, além da tirinha Life in Hell, de Matt Groenning, e de tantas outras expressões artísticas da atualidade.


A inspiração dessas obras, porém, remonta ao século 19. Foi em 1898 que nasceu, na Holanda, quem primeiro concebeu as tais escadas malucas e outros efeitos gráficos que brincam com a visão do expectador.

Veja Galeria Aqui:


Maurits Cornelis Escher, o M.C.Escher, não era dado aos estudos. Por isso, seus pais o obrigaram a entrar na Escola de Arquitetura e Artes da cidade em que viviam, Harleem. Achavam que era o único caminho possível para o menino reprovado no colegial. Ali, ele conheceu o professor Samuel Jessurun de Mesquita, que lhe apresentou a arte gráfica, à que Escher se dedicou por toda a vida.

Fonte: Revista Bravo


15/01/2011 - 00h00
O mundo mágico de M.C. Escher no CCBB-RJ


O CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) do Rio de Janeiro recebe exposição com 95 gravuras do artista holandês M.C. Escher (1898 - 1972).

Escher se inspirou em modelos matemáticos, como a fita de Moebius, e em mosaicos islâmicos do sul da Espanha para criar suas "imagens mentais".

Além de litografias e xilogravuras, fazem parte da mostra dez instalações-enigma, feitas a partir de labirintos, jogos de espelho e espaços impossíveis idealizados pelo artista.

A mostra segue para o CCBB de São Paulo em abril.

Veja galeria com algumas obras presentes na mostra.

Serviço
O Mundo Mágico de Escher
De 18 de janeiro a 27 de março de 2011
Centro Cultural Banco do Brasil
Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66
Entrada franca




"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam."
(Auguste Rodin)


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos