Somos Arte

sábado, 11 de junho de 2011

Grossário - Modalidades Artísticas Letra "L"

LEAUTE: Espoco melhor acabado que o rafe e que servirá de orientação para a arte-final.

LICOCÓS: Bonecos feitos pelos índios Carajás, em barro ou madeira, com vinte centímetros de altura em média. Os licocós de barro são feitos pelas meninas e os de madeira pelos homens. As mulheres orientam as meninas na feitura dos licocós e se incumbem da cerâmica utilitária.

LITERATURA DE CORDEL: Poesia apresentada em pequenos folhetos pendurados em um cordel para a venda em feiras, mercados e outros lugares, O tema tratado é sempre de interesse popular, e a ilustração da capa é uma xilogravura, muitas vezes feita pelos próprios poetas.

LITOGRAFIA: Técnica de arte que consiste em desenhar os motivos com lápis gorduroso sobre pedra calcária, recebe tinta, executando-se a seguir a impressão.

LITOGRAVURA: Técnica de arte que consiste em desenhar os motivos com lápis gorduroso sobre pedra calcária de superfície plana que, depois de molhada, recebe tinta, execurtando-se a seguir a impressão.

LUZ E SOMBRA: São os contrastes existentes ente as partes diretamente iluminadas de um desenho ou pintura em contraposição com as partes que não recebem os raios luminosos diretamente.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos