Somos Arte

sábado, 11 de junho de 2011

MARINHA: Pintura em que o mar é o tema principal.

MARIONETES: Bonecos manipulados através de fios, bastante usado nas representações teatrais, principalmente para o público infantil.

MÁSCARAS: Reproduções, geralmente de feições humanas ou animais, feitas em papel, papelão, palha, couro, barro, madeira etc., coloridas e ornamentadas, usadas em festas populares, teatro e rituais de origem indígena e africana.

MATRIZ: Chapa de madeira, metal ou outros materiais, gravados com instrumentos pontiagudos e cortantes, para posterior impressão, geralmente em papel.

MESCLA ADITIVA. Mistura das cores primárias da luz, ou seja, vermelho, verde e violeta, dando origem ás cores secundárias da luz, que são: amarelo, magenta e azul (ciano). Na mescla aditiva a união das cores primárias produz o branco.

MESCLA SUBTRATIVA: Mistura das cores primarias em forma de pigmento, ou seja, vermelho, amarelo e azul, dando origem ás cores secundárias dos pigmentos, que são: laranja, verde e roxo. Na mescla subtrativa, a união das cores primárias produz o preto.

MIÇANGAS: Pequenas contas de vidro de variados tipos e cores, usadas para fazer adornos em geral.

MIMEÓGRAFO: Aparelho manual ou mecânico utilizado para reprodução de originais de pequeno formato e que utiliza, como matriz, estêncil gravado ou perfurado com estilete, máquina datilográfica ou processos fotomecânicos.

MITOS: Narrativa que se referem a personagens e acontecimentos anteriores aos fatos conhecidos e que por isso mesmo adquirem caráter fantástico e maravilhoso. Existem mitos cosmogônicos, divinos e heróicos. Cosmogônicos: São uma tentativa de explicação do aparecimento do homem e do universo. Divinos: São aqueles que se fundamentam em deuses encarnadores das forças da natureza.Heróicos: São os que se referem a personagens e feitos heróicos.

MÓBILE: Pequenas esculturas ou objetos leves que, suspensos no espaço por fios, de madeira equilibrada e harmoniosa, movimentam-se facilmente.

MODELAGEM: Técnica usada pelos escultores e artesões para criar obras de arte definitivas ou moldes em barro, cera, gesso, plastilina, massa “Durepóxi”, papier-mâche etc.

MODERNISMO: Nome dado aos movimentos de renovação artística que surgiram no século XX. NO Brasil, está diretamente ligado á Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, da qual participaram poetas, artistas plásticos, músicos, romancistas etc. e que deu início a uma nova fase da nossa arte, a partir daí voltada para as raízes da cultura brasileira.

MONOCROMIA: Arte feita com uma única cor, com variação de tonalidade.

MONOTIPIA: Reprodução de motivos pintados sobre uma placa de vidro, metal, fórmica etc., através da impressão imediata, com a tinta ainda fresca, em papel ou outro material.

MOSAICO: Composição feita com pequenos pedaços de mármore, vidro, cerâmica, pedra, papel, tecido etc. fixados sobre base apropriada, geralmente formando figuras.

MULHER RENDEIRA: Mulher que se dedica à arte e ao ofício de fazer rendas.

MUTAÇÕES CROMÁTICAS: Resultado da indução de cores, ou seja, alteração de uma ou mais cores em presença umas das outras.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos