Somos Arte

sábado, 11 de junho de 2011

Grossário - Modalidades Artísticas

BALÕES: Recursos gráficos utilizados para transmitir diálogos, idéias, pensamentos, ruídos, sensações etc.

BANDEIRA: Símbolo que identifica uma nação, instituição, agremiação etc. Geralmente criação de um artista, a bandeira é confeccionada de tecido colorido. É muito usada nas festividades populares.

BARROCO: Período artístico que teve início no século XVI, na Europa, e terminou no século XVII. No Brasil, podem-se encontrar manifestações barrocas até meados do século XIX. Caracteriza-se pelo movimento sinuoso das formas, pela exuberância de detalhes e ornamentos etc. O Aleijadinho é considerado um dos mestres do barroco mineiro.

BICO-DE-PENA: Desenho ou técnica de desenhar em que é usada uma caneta especial com pena metálica e tinta nanquim principalmente. Executa-se o trabalho através da organização de traços pequenos e finos.

BIENAL: Exposição de arte realizada de dois em dois anos. No Brasil, temos os exemplos da Bienal de Artes Plásticas e da Bienal do Livro, realizadas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
BILRO: Peças de madeira ou metal, usada para confeccionar rendas.

BONECO: Esquema de paginação ou diagramação de um jornal, revista, livro etc., isto é, projeto gráfico de qualquer trabalho a ser impresso.

BUMBA-MEU-BOI: Bailado popular largamente praticado no Brasil, tendo como base um pequeno e simples enredo: um negro rouba um boi de estimação e o mata, porque sua mulher, grávida, sente vontade de comer língua de boi. O dono, branco promove então a ressurreição do boi, tarefa que cabe a um pajé ou médico. Exemplo “bumba-meu-boi”, 1959, óleo sobre madeira de Cândido Portinari.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos