CARACTERES AUTOCOLANTES: São caracteres adesivos utilizados para compor letreiros. São comercializados prontos para serem colados sobre qualquer superfície.
CARACTERES TRANSFERÍVEIS: São caracteres comercializados em folhas transparentes, prontos para serem transferidos por decalque para qualquer superfície lisa, à qual aderem instantaneamente.
CARACTERES: Quaisquer sinais ou figuras empregados na composição de textos, anúncios etc. Exemplo: letras, algarismos e sinais diversos.
CARICATURA: Representação humorística de pessoas, fatos situações etc., na qual certas particularidades ou traços característicos são acentuados ou até mesmo exagerados.
CARNAVAL: Festividade de cunho folclórico que se dá nos três dias imediatamente anteriores ao início da quaresma, período de quarenta dias que vai da quarta-feira de cinzas até o domingo de Páscoa. O carnaval é marcado por folias, folguedos e desfiles, com muita música, dança e fantasia.
CARTUM: Ilustração humorística que narra em poucos desenhos uma anedota, valendo-se da arte caricatura. Seu principal objetivo é levar o leitor, por meio da sátira, da ironia e do riso, a compreender de maneira crítica o comportamento humano.
CERÂMICA: Arte e técnica que tem por finalidade a produção, por cocção, de objetos modelados em uma pasta composta de argila e outros materiais purificadores. Arte da fabricação de peças e utensílios de argila cozida, tais como louças, vasos, estatuetas etc.
COMPOSIÇÃO ABSTRATA: Composição onde as formas não são naturalmente definidas, afastando-se da representação do real, através de uma interpretação livre do artista, independente de tema e assunto.
COMPOSIÇÃO FIGURATIVA: Obra que procura representar de maneira mais ou menos definida aspectos reconhecíveis da realidade natural.
COMPOSIÇÃO TIPOGRÁFICA: Composição realizada através de tipos, que são pequenos blocos em relevo, numa das faces, letras, números e outros sinais para serem reproduzidos através da impressão.
COMPOSIÇÃO: Distribuição e organização harmoniosa dos elementos que formam um todo.
COMUNICAÇÃO VISUAL: Ato ou efeito de expressar fatos ou idéias através da imagem, produto de diferentes manifestações artísticas.
CONCRETISMO: Movimento que, em artes plásticas, caracteriza-se pelo uso de figuras geométricas e outras formas, organização de acordo com a sensibilidade do artista e não originadas de modelos naturais.
CONSTRUTIVISMO. Movimento artístico que surgiu na Rússia em 1913, com Tatlin, Gaba, Pevnsner e outros; reagia contra os excessos do Cubismo e do Expressionismo.
CONTRASTE: Efeito produzido pela oposição entre as cores. Pode ser complementar ou simultâneo: Complementar: Aquela que resulta da aplicação de cores diametralmente opostas no círculo cromático. Simultâneo: Aquele obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre fundos de cores diferentes e que provoca aparentes mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de fundo sobre a cor aplicada.
COR: Sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão. Pode ser percebida de duas formas: cor-luz e cor-pigmento. Cor-luz: Aquela que pode ser observada através dos raios luminosos. Exemplo: arco-íris.Cor-pigmento: Aquela percebida através das substâncias matérias corantes na presença da luz. Exemplo: folha verde. Ex. A folha somente reflete a luz verde e absorve as outras cores que compõem a Luiz branca.
CORANTE: Substâncias que dá cor.
CORES ANÁLOGAS: São cores vizinhas no círculo cromático.
CORES COMPLEMENTARES: São cores diametralmente opostas no círculo cromático.
CORES FRIAS: Aquelas em que predominam o azul e o verde.
CORES NEUTRAS: Caracterizam-se pela não-predominância de tonalidades quentes ou frias. São consideradas neutras: cinzas, cinzas com ligeiras colorações quentes ou frias, beges, marrons e ainda o preto e o branco.
CORES PRIMÁRIAS: Também chamadas cores puras. Não se formam pela mistura de outras cores. São elas: vermelho, amarelo e azul.
CORES SECUNDÁRIAS: Cores resultantes da mistura de duas cores primárias. São elas: laranja, verde e roxo.
CORES TERCIÁRIAS: Resultam da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. São elas: amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, vermelho-arroxeado, azul-arroxeado, azul-esverdeado e amarelo-esverdeado.
CRENDICE: Crença em fatos ou coisas sem que se tenha, necessariamente, temor. Exemplos: beber água de certa fonte ajuda a encontrar namorado; quem pega o buquê jogado pela noiva casa primeiro etc.
CUBISMO: Corrente de arte de vanguarda surgida no início do século XX que tenta mostrar na pintura visões simultâneas do objeto, através da sua representação em vários ângulos, como se o artista se movimentasse em torno dele, vendo mais de um de seus lados.
CULINÁRIA: Arte de preparar alimentos. No folclore, alguns dos pratos mais populares são: vatapá, caruru, acarajé, feijoada, cocada, beiju, quindim etc.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário