Somos Arte

sábado, 11 de junho de 2011

Grossário - Modalidades Artísticas

DANÇA: Expressão corporal que tem o som, o ritmo e o movimento como base. No folclore podemos citar: coco, dança de fitas, fandango, frevo, samba etc.

DECALQUE: Reprodução de figuras através de impressão ou transferência.

DECOMPOSIÇÃO DA LUZ: Fenômeno provocado pela passagem da luz branca por um prisma de vidro de forma triangular e que tem como resultado a separação dos raios luminosos nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

DECORAÇÃO: Arte de ornamentar um ambiente ou objeto acrescentando e organizando formas, detalhes, cores etc.

DESENHO ANIMADO: Gênero cinematográfico no qual cada desenho representa uma fração do movimento da figura ou cena e cuja filmagem utiliza a técnica do quadro-a-quadro. Quando é feita a projeção do filme, a imagem adquire movimento através da apresentação sucessiva dos quadros filmados.

DESENHO ARTÍSTICO: Modalidade de desenho na qual os artistas transmitem idéias, sensações, sentimentos etc.

DESENHO PUBLICITÁRIO: Diz-se do desenho voltado para a divulgação de idéias, produtos, instituições etc., veiculado através de diferentes meios de comunicação como cartazes, folhetos e anúncios, entre outros.

DESENHO TÉCNICO: Aquele que se utiliza de recursos de geometria para representar peças, utensílios, construções etc., acrescentando detalhes necessários para a sua execução.

DESENHO: Arte de representar, sobre uma superfície qualquer, figuras reais ou imaginárias, usando basicamente pontos, linhas e sombreados.

DESIGN: Projeto e desenvolvimento de bens que visam a satisfação física e psicológica do homem. O mesmo que desenho industrial.

DIAGRAMAÇÃO: Planejamento e cálculo gráfico e artístico das páginas de livros, revistas e de qualquer outro impresso.

DIAPOSITIVO: Reprodução fotográfica em filme positivo, apropriada para projeção. O mesmo que slide.

DRAMATIZAÇÃO: Representação teatral. Certas danças folclóricas também empregam a dramatização: bumba-meu-boi, chegança, pastoril etc.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos