Somos Arte

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Cinco obras de Candido Portinari têm restauro concluído em Batatais (SP)


Cinco obras de Candido Portinari têm restauro concluído em Batatais (SP)


Fonte: Folha de SP
Após dois meses em restauração, as cinco obras do artista Candido Portinari que compõem o altar da Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais (352 km de São Paulo), ficaram prontas. A cidade abriga o maior acervo sacro das obras do artista, o que contribuiu para o título de estância turística.
As telas –Bom Jesus da Cana Verde, o espírito santo, anjos e os 12 apóstolos – serão recolocadas nos próximos dias. As missas no local continuam normalmente.
Já as visitas guiadas, que incluem observação do trabalho de restauro, precisam ser agendadas. Elas acontecem de terça e quinta-feira, das 14h às 16h, e de quarta e sexta-feira, das 9h às 11h.
Uma parte das pinturas foi doada por Portinari à Igreja em 1953. O restante, que retrata a Via Sacra, adquirida pela igreja e pela família Martins de Barros, tradicional na cidade, foi incorporado dois anos depois, em 1955.
O trabalho de restauração custou R$ 374 mil ao Estado. Além de Batatais, na vizinha Brodowski (338 km de São Paulo), cidade natal de Portinari, suas obras já estão sendo restauradas e o museu que funciona na casa em que o artista morou deve ser reaberto neste semestre.
OBRAS
O trabalho começou em dezembro do ano passado, depois de cinco anos de cobrança da Igreja Católica e de duas ações na Justiça. Ao todo serão restauradas 28 telas até o final de setembro de 2014.

Restauração de Portinari

  Ver em tamanho maior »
Edson Silva/Folhapress
AnteriorPróxima
Operários trabalham no altar da Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde
As cinco telas já restauradas são as de maior destaque na igreja, segundo Florence Maria White de Vera, restauradora. "Essas cinco telas foram restauradas primeiro para causar um impacto na população e mostrar a importância e o que significa a restauração", contou Florence.
Os trabalhos estão dentro do cronograma estipulado em contrato, de concluir a primeira etapa em dois meses. Neste mês, foi iniciada a recuperação da obra "Sagrada Família". O contrato prevê que três telas seja restauradas por mês.
"Começamos a restauração no momento certo, mais alguns meses e os danos seriam muito maiores e o trabalho mais difícil", disse Florence.
PROBLEMAS
Segundo a restauradora, o principal problema encontrado foi o ataque de cupins, que se expandiram pelo madeirame (estrutura de madeira que fica por trás das telas) das obras, que serão totalmente substituídos.
O trabalho dos três restauradores e dois montadores contratados pode ser acompanhado pelo público. Ao doar as telas à igreja, Portinari determinou que elas nunca saíssem do templo, por isso um ateliê de restauro foi montado no local.
"As atividades da igreja continuam normalmente, com visitas agendadas para visitação ao ateliê. As pessoas têm interesse porque esse é um momento histórico", disse Túlio Pires de Carvalho, advogado da igreja. 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos