Prejuízo após incêndio é 'reparável', diz Liceu de Artes e Ofícios de SP
PUBLICIDADE
O prejuízo do incêndio causado no centro cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é recuperável. A análise é do presidente do Conselho do Liceu, Lívio De Vivo."São reproduções europeias raras e preciosas que estão aqui desde 1906 e serviram de molde para os alunos do Liceu. Mas felizmente elas podem ser reparadas com a ajuda do Museu de Arte Sacra e da Pinacoteca", explica.
As 29 estátuas reproduzem em tamanho fiel às originais muitas das mais famosas esculturas da história, como a "Pietá", "Moisés" e "Davi", de Michelangelo, além de "Vênus de Milo", "Laocoonte".
Por volta 1h, vigias que estavam de plantão no prédio do Liceu ligaram para os bombeiros avisando sobre o incêndio, que consumiu o Centro Cultural do colégio na região central de São Paulo. Não houve feridos.
Incêndio destrói centro cultural de SP
Ver em tamanho maior »
Estrago causado após incêndio no centro cultural do Liceu de Artes de Ofícios de São Paulo Leia mais
A prefeitura, no entanto, informou que o colégio para estar regular, poderia apresentar o auto emitido pelos bombeiros ou por algum engenheiro especializado.
De acordo com a prefeitura, o Liceu de Artes e Ofícios tem um processo de regulamentação de segurança "em andamento". A administração, no entanto, não soube explicar se o atual processo se refere à regulamentação de uma reforma recente ou se o colégio chegou a estar com seus documentos irregulares.
A assessoria de imprensa do Liceu alegou trabalhar de forma legal.
Esse é o segundo grande incêndio ocorrido a um acervo de arte em São Paulo. No dia 29 de dezembro, um incêndio atingiu o Anfiteatro do Memorial da América Latina, destruindo uma tapeçaria da artista plástica Tomie Ohtake.
A diretoria da escola informou que nenhuma parte destinada a aulas foi afetada e que, para garantir o trabalho da perícia e de equipes de limpeza, as aulas só serão retomadas na segunda-feira (10).
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário