Somos Arte

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Incêndio destrói obras do Liceu de Artes e Ofícios

Incêndio destrói obras do Liceu de Artes e Ofícios

Fogo começou na madrugada; parte do forro do teto desabou. Obras em madeira, gesso e pinturas foram destruídas

Rescaldo de incêndio no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios, no bairro da Luz, no Centro de São Paulo, SP, na manhã desta terça-feira (4). O fogo começou nesta madrugada e queimou quase todo o acervo de quadros, esculturas, móveis antigos e réplicas em gesso de obras de arte
Rescaldo de incêndio no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios, no bairro da Luz, no Centro de São Paulo, SP, na manhã desta terça-feira (4). O fogo começou nesta madrugada e queimou quase todo o acervo de quadros, esculturas, móveis antigos e réplicas em gesso de obras de arte (Marcos Bezerra/Futura Press)
Um incêndio de grandes proporções destruiu na madrugada desta terça-feira o Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, anexo ao prédio da escola, no bairro da Luz, região central da cidade. Durante a madrugada, dois vigias que fazem a segurança do prédio ligaram para os bombeiros avisando sobre o incêndio. Quarenta e oito homens trabalharam no combate as chamas e controlaram o fogo em cerca de 20 minutos.
O fogo atingiu quadros, esculturas, réplicas em gesso e até estudos em madeira. Parte do forro do teto caiu e o piso de madeira do local também foi danificado. As causas do incêndio serão investigadas, de acordo com os bombeiros. Ninguém ficou ferido. 
As aulas foram suspensas nesta terça-feira. 
Artes - Fundado em 1873, o Liceu tornou-se tornou referência na cidade como escola de ensino técnico profissionalizante. No início do século XX, o engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo assumiu a direção do Liceu, e seu escritório contratou obras para serem executadas por artesãos e alunos.
Em 1905, reconhecido por seus trabalhos em marcenaria, serralheria e esculturas em madeira, o centro iniciou a comercialização de seus produtos, como fonte de recursos para manutenção de cursos gratuitos. 
Ensino - O Liceu de Artes e Ofício foi classificado como a segunda melhor escola da região central de São Paulo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obteve a terceira maior média em redação entre os estudantes da cidade. 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos