Somos Arte

sábado, 7 de junho de 2008

A Atitude Crítica

A ATITUDE CRÍTICA

O julgamento crítico da arte, entretanto, não tem apenas a função de estabelecer uma estética ou de selecionar artistas e obras, Lionello Venturi, estudioso de crítica de arte, afirma que “uma preferência é sempre o começo de uma crítica”, Essa preferência, essa atitude crítica, é justamente a expressão dos sentimentos que nos despertam a obra de arte, elemento indispensável da fruição estética de que falamos tanto. Não se trata de uma postura pretensiosa pela qual tentamos legitimar ou não uma manifestação artística. Trata-se de uma disposição e de uma disponibilidade necessária à percepção estética, através da qual colocamos nossa sensibilidade a serviço da contemplação.
A fruição da arte exige entrega à experiência artística, o que significa ir ao encontro dela descobrindo seus conteúdos e recursos. A fruição é então o encontro de duas subjetividades e de duas sensibilidades: a do público e a do artista. Para isso é preciso desligar-se de certa forma de si mesmo e penetrar na obra. A esse processo chamamos projeção. O público se projeta na obra e passa a senti-la, sendo essa a base de seu julgamento estético e de sua crítica.
É possível, entretanto que uma pessoa esteja diante de uma obra de arte e não consiga fruí-la. Imaginemos um restaurador que esteja preocupado não com a mensagem ou com a forma de expressão do artista, mas sim com uma tonalidade por ele utilizada. Sua curiosidade e interesse levam-nos a buscar esse tom, para desenvolver de forma precisa sua atividade profissional. Sua atenção não está voltada para a emoção que a obra possa transmitir. Mas para a tarefa que deve executar – o restauro. Da mesma maneira, um faxineiro que tenha que limpar uma escultura, pode faze-lo com sua atenção dedicada unicamente para a limpeza, completamente indiferente ao sentido da obra.
Mesmo uma pessoa que esteja presente a um concerto pode ter sua atenção dirigida somente para o público à sua volta. Ao final da apresentação sequer se lembrará do que tocou no palco. Nenhuma dessas atitudes é de fruição. A fruição exige concentração e uma projeção do espectador e sua obra, em busca do artista. Quando o encontra e aprecia sua obra, mistura-se a ele e se integra ao ato criador. É por isso que dissemos que é no público que a obra de arte finalmente se realiza.
É essa atitude crítica que me dá elementos para julgar e apreciar uma obra de arte. A minha crítica pode estar ou não em sintonia com a crítica especializada, dependendo de quão próximo estou das questões de arte. Se sou um cinéfilo – pessoa apaixonada por cinema, um colecionador de sessões de cinema – e acompanho a crítica, é possível que os críticos, embora divergindo em relação a um filme, utilizemos os mesmos critérios de julgamento. Haverá então uma afinidade de conceitos e valores. Se, ao contrário, sou uma pessoa muito ocupada, que só vai ao cinema para se divertir e não acompanha a crítica, provavelmente meus valores e minha apreciação serão muito diferentes daqueles dos especialistas.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos